O que é pelve extra renal?
Índice
- O que é pelve extra renal?
- O que tem na pelve renal?
- O que causa câncer na pelve?
- O que é extra renal?
- O que é dilatação Calicial no rim?
- O que é malformação no rim?
- Qual é o diagnóstico da pelve extrarrenal?
- Quais os órgãos da pelve?
- Qual a diferença entre pelve masculina e pelve feminina?
- Qual é a parede inferior da pelve?

O que é pelve extra renal?
Pelve extrarrenal: protrusão da pelve renal para fora do seio renal ( variação da normalidade).
O que tem na pelve renal?
Pelve renal (ou bacinete) é a porção proximal do ureter no rim que é dilatada em forma de funil. É o ponto de convergência de dois ou três cálices principais. Cada papila renal é cercada por um ramo da pelve renal chamada cálice. A principal função da pelve renal é atuar como um funil para a urina fluir para o ureter.
O que causa câncer na pelve?
O risco de cânceres da pelve renal e ureterais aumenta com tabagismo, uso de fenacetina ou ciclofosfamida, irritação crônica ou exposição a certos produtos químicos.
O que é extra renal?
Significado de Extrarrenal adjetivo Que se efetiva ou ocorre fora dos rins, de cada um dos dois órgãos cuja principal função é a produção de urina: filtragem sanguínea extrarrenal (hemodiálise). Etimologia (origem da palavra extrarrenal). Extra, do latim extra, "além do esperado" + renal.
O que é dilatação Calicial no rim?
A dilatação pielocalicial, que quando discreta é também conhecida como ectasia da pelve e cálices renais, pode ser consequência de algum bloqueio ao fluxo de urina para a bexiga. Essa complicação pode ser o primeiro sinal de algum problema no aparelho urinário.
O que é malformação no rim?
Hipoplasia renal Esta malformação, caracterizada pelo fraco desenvolvimento de um ou ambos os rins, pode ser de vários tipos e ter várias consequências. Rim hipoplásico. É o fraco desenvolvimento de um ou ambos os rins, embora sejam normais.
Qual é o diagnóstico da pelve extrarrenal?
- Pelve extrarrenal: protrusão da pelve renal para fora do seio renal ( variação da normalidade). Em casos de pelve extrarrenal é importante que o diagnóstico seja feito no corte transversal do rim, para evitarmos erros de interpretação, o qual poderá implicar em um diagnóstico equivocado de hidronefrose.
Quais os órgãos da pelve?
- A pelve ainda abriga órgãos importantes, como órgãos dos sistemas genitourinário e porções terminais do sistema gastrointestinal. A pelve se divide em pelve maior (cavidade abdominal, também considerada pelve falsa) e pelve menor (cavidade pélvica, também considerada pelve verdadeira).
Qual a diferença entre pelve masculina e pelve feminina?
- Porém, algumas particularidades podem ser observadas quando falamos em pelve masculina e pelve feminina, sendo elas: A pelve feminina apresenta maior inclinação anterior; Abertura da pelve masculina se caracteriza pelo formato oval; Abertura da pelve feminina se caracteriza pelo formato arredondado;
Qual é a parede inferior da pelve?
- A parede inferior da pelve é revestida pelo assoalho pélvico, que é composto pelos músculos coccígeo e elevador do ânus. Fixa-se aos músculos obturatórios internos, às espinhas isquiáticas e ao sacro. O músculo elevador do ânus comumente se divide em músculo pubococcígeo e iliococcígeo.