Quais as vias excretoras extra renais?
Índice

Quais as vias excretoras extra renais?
Do ponto de vista anatômico, de cima para baixo, as estruturas que em conjunto se denominam via urinária são: a via excretora do rim – onde a urina é produzida; o ureter – canal que comunica o rim à bexiga, com diâmetro pequeno de 2-4mm em situação normal; a bexiga – órgão que armazena a urina que vem dos dois rins, ...
O que é um pedículo renal?
O pedículo renal é a região que delimita a artéria renal, a veia renal e o ureter.
O que é vias excretoras?
Os rins constituem sofisticado sistema de filtração do sangue, o que resulta na produção de urina. A urina produzida é transportada até a bexiga urinária pelo sistema coletor, também denominado via excretora, constituída pelos cálices e pelves renal, e pelo ureteres.
O que é duplicação do sistema coletor renal?
Introdução: Duplicação do sistema coletor renal é a malformação congênita maior mais comum do trato urinário, ocorrendo com incidência de 1% entre os nascidos vivos. O sexo feminino é mais afetado que o sexo masculino. É unilateral em 83% a 90% dos casos.
Por que a hidronefrose resulta na insuficiência renal?
- Caso esse processo não seja devidamente tratado, a hidronefrose resultará na insuficiência renal. Várias técnicas são utilizadas no diagnóstico desta afecção. A ecografia pode oferecer imagens de boa qualidade do rim, dos ureteres e da bexiga, sendo especialmente útil em crianças.
Será que a hipoplasia renal é associada a infecções?
- A presença de hipoplasia renal tem sido associada a infecções e hipertensão arterial (14,15). A hiperplasia, outra anomalia do tamanho, é associada à agenesia ou hipoplasia do lado contralateral, sendo denominado, de forma mais adequada, hipertrofia compensatória (16,17).
Quais são as principais causas de falência renal?
- Aproximadamente 10% de todas as pessoas nascem com malformações potencialmente significativas do sistema urinário (2), sendo as alterações estruturais e funcionais do desenvolvimento responsáveis por 20% a 30% das anomalias identificadas no período pré-natal, o que constitui uma das principais causas de falência renal em crianças (3-5).