Qual é a pena para o crime de lavagem de dinheiro?
Qual é a pena para o crime de lavagem de dinheiro?
Pena: reclusão de três a dez anos e multa. I - os converte em ativos lícitos; II - os adquire, recebe, troca, negocia, dá ou recebe em garantia, guarda, tem em depósito, movimenta ou transfere; III - importa ou exporta bens com valores não correspondentes aos verdadeiros.
Qual o crime de lavagem de dinheiro?
O próprio artigo 1º da Lei n. 9.613/98 define a lavagem de dinheiro como “ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal”.
Como denunciar o crime de lavagem de dinheiro?
- Na última etapa da lavagem de dinheiro, os recursos ilícitos são formalmente reinseridos na economia. Essa integração pode ocorrer por meio de investimentos em negócios lícitos ou compra de ativos com documentos supostamente legais. Como denunciar o crime de lavagem de dinheiro?
Quais são as práticas de lavagem de dinheiro?
- Também é conhecida como “branqueamento de capitais”. As práticas criminosas que podem originar a lavagem de dinheiro são a corrupção, tráfico ou fraude, por exemplo, e a verba proveniente dessas atividades é chamada de dinheiro sujo.
Qual a natureza do delito de lavagem de dinheiro?
- É inegável, portanto, que o delito de lavagem de dinheiro possui natureza acessória, derivada ou dependente, mediante relação de conexão instrumental e típica com ilícito penal anteriormente cometido (do qual decorreu a obtenção de vantagem financeira, em sentido amplo, ilegal).
Quais são os danos causados pela lavagem de dinheiro?
- “São concretos e às vezes dolorosos, os danos causados à sociedade pela lavagem de dinheiro. De um lado, desemprego, vultosos prejuízos econômicos para empresários e investidores, diminuição dos índices de desenvolvimento humano, corrupção, insegurança pública e redução da arrecadação de impostos e de investimentos em educação e saúde.