adplus-dvertising

Como ocorre o crescimento secundário das plantas?

Índice

Como ocorre o crescimento secundário das plantas?

Como ocorre o crescimento secundário das plantas?

O crescimento secundário se dá através do surgimento de novos tecidos vasculares e não vasculares. Estes tecidos secundários são formados a partir da proliferação e diferenciação de células meristemáticas do câmbio vascular e do câmbio da casca, respectivamente.

O que é crescimento secundário da raiz?

O crescimento secundário da raiz consiste na formação de tecidos vasculares a partir do câmbio vascular e da periderme, a partir do felogênio. As raízes da maioria das monocotiledôneas, geralmente, não apresentam crescimento secundário.

O que é crescimento primário das plantas?

Crescimento dos tecidos vegetais com origem nos meristemas primários ou apicais de raízes e caules, responsável pela sua extensão. Ao nível dos caules, o crescimento primário traduz-se no aumento do comprimento na extremidade caulinar e na formação de ramos, folhas e peças florais. ...

O que é uma raiz secundária?

Também chamada de raiz axial, esse tipo de raiz se caracteriza por apresentar uma raiz principal, da qual saem pequenas raízes que também se ramificam e são chamadas de raízes laterais ou raízes secundárias. Podemos encontrar esse tipo de raiz em plantas como o café, feijão, laranjeira, abacateiro, ipê, etc.

Qual é o crescimento secundário de uma árvore?

  • O crescimento secundário em casos especiais permite a formação de uma capa lenhificada que ao fim de um longo período de tempo pode ser retirada, algo que acontece com o sobreiro e a cortiça que se retira desta árvore. A cortiça nada mais é que a casca de uma árvore, o sobreiro, cuja parede celularfoi impregnada com suberina. Raiz

Como ocorre o crescimento secundário em algumas espécies?

  • Ao contrário do crescimento primário que está frequentemente presente em todas as espécies, o crescimento secundário nem sempre surge durante o desenvolvimento de certas espécies, como por exemplo espécies herbáceas. No entanto, espécies de herbáceas como o tomateiro e a cenoura podem apresentar crescimento secundário.

Qual é o crescimento secundário?

  • O crescimento secundário (crescimento em espessura) (Figura 4) resulta da atividade de dois meristemas laterais: o câmbio vascular e o câmbio da casca, originados a partir dos meristemas primários, procâmbio e meristema fundamental de forma respectiva.

Qual a diferença entre o crescimento primário e o secundário?

  • O crescimento primário aumenta o comprimento da planta enquanto o crescimento secundário aumenta o diâmetro da planta. A principal diferença entre o crescimento primário e o secundário é o tipo de tecido envolvido em cada crescimento e o tipo de crescimento.

Postagens relacionadas: