Quais as causas e consequências da osteoporose?
Índice

Quais as causas e consequências da osteoporose?
A osteoporose decorre da diminuição da quantidade de cálcio no esqueleto e está relacionada a maior risco de fraturas, principalmente na coluna, quadril e punho. Há uma grande influência genética, afetando muito mais as mulheres do que os homens.
Qual o significado do nome osteoporose?
Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas.
O que é osteoporose quais as consequências Como prevenir?
A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura. Os locais mais afetados por essa doença são a coluna, o pulso e o colo do fêmur, sendo este último o mais perigoso.
Como ocorre a osteoporose?
- No início, a osteoporose não causa sintomas, pois a perda da densidade óssea ocorre muito gradualmente. Algumas pessoas nunca desenvolvem sintomas. Contudo, quando a osteoporose causa a quebra de ossos (fraturas), as pessoas podem sentir dor dependendo do tipo de fratura.
Quais são os benefícios da osteoporose?
- Exercícios físicos de impacto, que estimulam a formação de massa óssea, também são imprescindíveis. E fora que estimulam o ganho de massa e força muscular, um fator importante na prevenção das quedas. A osteoporose não dá sinais claros de que está se instalando.
Qual o fator de risco da osteoporose?
- A osteoporose além de reduzir a densidade mineral do osso, também causa distúrbios na sua arquitetura natural, contribuindo ainda mais para sua fragilidade. O principal fator de risco é deficiência de estrogênio, que ocorre habitualmente após a menopausa.
Qual a diferença entre osteopenia e osteoporose?
- Osteopenia: T-score entre -1 e -2,5. Osteoporose: T-score menor que -2,5. Quanto mais baixo for o T-score, maior a gravidade da osteoporose e maiores são os riscos de fraturas. A osteopenia é uma redução da densidade óssea, porém ainda não é considerado osteoporose. Podemos dizer que é a osteopenia é uma pré-osteoporose.