adplus-dvertising

O que causa a hemofilia?

Índice

O que causa a hemofilia?

O que causa a hemofilia?

A Hemofilia é uma doença hematológica causada por deficiência na atividade do fator de coagulação. Os fatores de coagulação trabalham em cascata e a deficiência de um tipo de fator altera todo este equilíbrio.

Como é transmitida a hemofilia?

A mutação que causa a hemofilia localiza-se no cromossoma X. Em geral, as mulheres não desenvolvem a doença, mas são portadoras do defeito. Existem dois tipos de hemofilia: a hemofilia A, que ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

Como é transmitido a hemofilia?

A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX. A doença pode ser classificada, ainda, segundo a quantidade do fator deficitário em três categorias: grave (fator menor do que 1%), moderada (de 1% a 5%) e leve, acima de 5%.

Como vive uma pessoa com hemofilia?

Os portadores de hemofilia vivem permanentemente sob a ameaça de ficarem desabastecidos, e isso é perverso;, critica a hematologista Sylvia Thomas, vice-presidente médica da Federação Brasileira de Hemofilia.

Quais os tipos mais comuns de hemofilia?

  • Os tipos mais comuns de hemofilia são a A e a B. Ambas são o resultado de uma deficiência ou disfunção de proteínas, que são os fatores de coagulação VIII e IX, respectivamente. O trabalho da coagulação é estancar o sangramento. Para que isso aconteça, várias substâncias entram em ação, uma ativando a outra. Imagine a brincadeira da fila de dominó.

Como se manifesta a hemofilia?

  • A hemofilia manifesta-se de diferentes formas em cada indivíduo e pode ser classificada de acordo com os níveis de fator de coagulação em grave, moderada e leve. Hemofilia grave: possui muito pouca atividade do fator de coagulação (atividade do fator VIII ou IX é menor que 1%) e, portanto, possui maior risco de sangramentos.

Qual a cura para a hemofilia?

  • Até agora, não há uma cura para a doença, mas uma possibilidade de tratamento é a reposição intravenosa (pela veia) do fator deficiente (fator VIII na hemofilia A ou fator IX na hemofilia B). NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quais são os sintomas da hemofilia moderada?

  • Os sintomas dos casos graves serão semelhantes aos da hemofilia moderada, mas essa modalidade apresenta sangramentos articulares mais frequentes e graves. Entre as crianças, os sangramentos espontâneos podem ocorrer nas juntas ou nos músculos, sem causa aparente.

Postagens relacionadas: