Quanto tempo o consumidor tem para devolver um produto?
Índice
- Quanto tempo o consumidor tem para devolver um produto?
- O que diz a lei sobre devolução de mercadoria?
- Tem como devolver um produto comprado na loja?
- Quanto tempo posso desistir de uma compra na loja física?
- É possível devolver um produto comprado na loja?
- Qual o código de defesa do consumidor?
- Por que devem ser feitas devoluções pelo direito do consumidor?
- Qual o direito do consumidor sobre produtos defeituosos?
- Quando o consumidor pode desistir do produto ou serviço?

Quanto tempo o consumidor tem para devolver um produto?
sete dias Assim, o consumidor tem o prazo de sete dias contados do recebimento do produto para se arrepender e ter o dinheiro eventualmente pago, devolvido com correção monetária.
O que diz a lei sobre devolução de mercadoria?
O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de devolução de mercadoria, dependendo de como a compra foi feita. ... Assim, fica claro que o consumidor tem um prazo de sete dias a partir da contratação, ou do recebimento do produto, para se arrepender e devolver a mercadoria ou cancelar o serviço.
Tem como devolver um produto comprado na loja?
Como talvez você já saiba o Código de Defesa do Consumidor dá ao comprador o direito de arrependimento de uma compra. No prazo de sete dias poderá desistir da compra ou do contrato sem explicar o motivo. O benefício existe na compra por telefone, no domicílio ou na compra online.
Quanto tempo posso desistir de uma compra na loja física?
Garantia ou loja física O prazo para fazer isso é, como dissemos acima, de 30 dias para bens não duráveis e 90 dias para produtos duráveis. Esse é o prazo compreendido para a garantia legal, que é o tempo que os consumidores têm para reclamar de produtos com vícios ou defeitos.
É possível devolver um produto comprado na loja?
As lojas costumam permitir que comprador devolva ou troque sua mercadoria, ainda que ela não tenha nenhum defeito ou avaria. Nesse caso, o estabelecimento oferece um “agrado”. A única obrigatoriedade acontece quando o produto apresenta vícios ou problemas. É o que dizem os artigos 18 e 26 do CDC.
Qual o código de defesa do consumidor?
- O Código de Defesa do Consumidor só regulamenta as relações entre pessoas físicas e jurídicas. Dessa maneira, se comprar de uma pessoa física, você não tem seus direitos assegurados. Todo consumidor precisa conhecer seus direitos e deveres à luz do CDC.
Por que devem ser feitas devoluções pelo direito do consumidor?
- Para isso, é preciso apresentar as regras do negócio e deixá-las transparentes. Há duas situações que precisam ser especificadas. A primeira é que as devoluções pelo Direito do Consumidor devem ser feitas no prazo de sete dias — dentro do que prevê o arrependimento de compras feitas fora do estabelecimento comercial.
Qual o direito do consumidor sobre produtos defeituosos?
- No caso de dano causado pelo comprador, ele mesmo terá que arcar com o prejuízo do conserto, mas pode ainda se arrepender da compra e devolver para a empresa que enviou o produto. Compreenda os direitos do consumidor sobre produtos defeituosos para evitar prejuízos e problemas na hora da devolução ou troca.
Quando o consumidor pode desistir do produto ou serviço?
- De acordo com o artigo 49, o consumidor pode desistir do produto ou serviço no período de sete dias. As duas palavras têm significados diferentes e mostram bem o que significa devolver e trocar um produto. O primeiro caso é quando o cliente não deseja outra mercadoria.