Qual o lugar do lúdico na Educação Infantil?

Qual o lugar do lúdico na Educação Infantil?
O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças da educação infantil. Os jogos ensinam os conteúdos através de regras, pois possibilita a exploração do ambiente a sua volta, os jogos proporcionam aprendizagem maneira prazerosa e significativa assim agrega conhecimentos.
O que a BNCC fala sobre o lúdico?
O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança. Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas na Educação Infantil.
Como trabalhar com o lúdico na Educação Infantil?
Veja, a seguir, alguns exemplos de dinâmicas que podem ser desenvolvidas em sala de aula e fora dela.
- Pintura. A pintura é uma atividade lúdica bastante completa. ...
- Leitura. ...
- Jogos de tabuleiro. ...
- Oficinas. ...
- Circuitos lúdicos. ...
- Gincanas. ...
- Acampamento. ...
- Brincadeiras.
Qual a qualidade da BNCC para a educação infantil?
- Contudo, é preciso destacar que uma qualidade importante da BNCC é atribuir à brincadeira um papel axial na educação infantil, como já preconizara as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), tanto em sua formulação original, como em sua revisão.
Quais são os jogos lúdicos?
- Os jogos lúdicos permitem uma situação educativa cooperativa e interacional, ou seja, quando alguém está jogando está executando regras do jogo e ao mesmo tempo, desenvolvendo ações de cooperação e interação que estimulam a convivência em grupo.
Qual a palavra-chave do lúdico?
- Palavras-chave:Lúdico. Processo de ensino-aprendizagem. 1Professora Graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia e Mestre em Ciências da Educação, pela Universidad Tecnológica Intercontinental (UTIC) Assunción – PY – Dissertação apresentada em 01/2010: O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.