Quando parar a sondagem SPT?
Índice
- Quando parar a sondagem SPT?
- Quais critérios são levados em consideração para paralisação do ensaio SPT?
- Quando o processo de perfuração deve ser paralisado?
- Quais os critérios de parada do ensaio SPT nos 45 cm da sondagem?
- Quando parar a sondagem?
- Que tipo de informações do subsolo podemos obter a partir de um ensaio SPT?
- Quantos furos de sondagem são necessários?
- Quantos furos de sondagem devem ser feitos?
- Qual a eficácia de uma sondagem?
- Qual o critério de paralisação das sondagens?
- Qual a metodologia correta para a sondagem em planta?
- Quando deve ser realizado o ensaio SPT?

Quando parar a sondagem SPT?
A IP-DE-G00/002 do DER/SP sugere paralisar a sondagem somente após ter atingido 3 m consecutivos com SPT maior ou igual 15 golpes/30cm abaixo da base da galeria.
Quais critérios são levados em consideração para paralisação do ensaio SPT?
a) Paralisação de Sondagem à Percussão (SP) quando: "... se constatar 5 metros consecutivos, com NSPT (golpes / 30 cm) maior que 40 golpes abaixo da cota inferior da estrutura; ou quando ultrapassar 10 metros consecutivos com NSPT (golpes / 30 cm) maior que 30 golpes ..."
Quando o processo de perfuração deve ser paralisado?
Quando não se consegue avançar a composição de lavagem até a cota de um novo ensaio de penetração, a sondagem pode se paralisada por impenetrabilidade ao trépano de lavagem. Desde que, em 3 medições consecutivas de 10 minutos não se alcance, em nenhuma destas, avanços superiores a 5 cm.
Quais os critérios de parada do ensaio SPT nos 45 cm da sondagem?
i) A cravação do amostrador padrão é interrompida antes dos 45 cm de penetração sempre que ocorrer uma das seguintes situações: 1- em qualquer dos três segmentos de 15 cm de um total de 45cm, o número de golpes ultrapassarem a 30; 2- um total de 50 golpes tiver sido aplicado durante toda a cravação; e 3- não se ...
Quando parar a sondagem?
a) Paralisação de Sondagem à Percussão (SP) quando: "... se constatar 5 metros consecutivos, com NSPT (golpes / 30 cm) maior que 40 golpes abaixo da cota inferior da estrutura; ou quando ultrapassar 10 metros consecutivos com NSPT (golpes / 30 cm) maior que 30 golpes ..."
Que tipo de informações do subsolo podemos obter a partir de um ensaio SPT?
As principais informações obtidas com esse tipo de ensaio são: A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo; A classificação dos solos de cada camada; ... A capacidade de carga do solo em várias profundidades.
Quantos furos de sondagem são necessários?
A quantidade de furos de sondagem segundo a NBR 6484/2001 era realizada de acordo com o tamanho do terreno da seguinte forma: Até 1.200 m² 1 furo para cada 200 m²; De 1.200 a 2.400 m² 1 sondagem à percussão para cada 250 m²; Acima de 2.400 m² 1 spt para cada 300 m², com o mínimo de 3 (três) furos.
Quantos furos de sondagem devem ser feitos?
“As sondagens devem ser, no mínimo, de uma para cada 200m2 de área da projeção em planta do edifício, até 1.200m2 de área. Entre 1.200m2 e 2.400 m2 deve-se fazer uma sondagem para cada 400m2 que excederem 1.200m2. Acima de 2.400m2 o número de sondagens deve ser fixado de acordo com o plano particular da construção.
Qual a eficácia de uma sondagem?
- A qualidade e a eficácia das sondagens são associadas ao cumprimento das normas técnicas de sondagem. A falta de uma investigação geotécnica é uma das principais causas de problemas em fundações de grandes obras e pode causar diversos danos, inclusive pode causar a queda do empreendimento que foi construído.
Qual o critério de paralisação das sondagens?
- O critério de paralisação das sondagens, refere-se às regras que devem ser atendidas para a interrupção do ensaio, conforme NBR 6484:2001, e pode ocorrer em três situações. A primeira, é quando o cliente ou seu preposto solicita. A segunda situação, quando o solo é impenetrável ao amostrador padrão.
Qual a metodologia correta para a sondagem em planta?
- Com a mudança para a NBR 6484/2020, a locação dos furos de sondagem em planta deve ser fornecida pela contratante No Brasil, quem prescreve a metodologia correta para a execução da Sondagem SPT era a NBR 6484/01 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Agora ela foi cancelada e substituida pela NBR 6484/2020, também da ABNT .
Quando deve ser realizado o ensaio SPT?
- Fim do ensaio O ensaio SPT deve ser realizado só até que uma as seguintes condições sejam alcançadas: Quando, em 3 m sucessivos, se obtiver 30 golpes para penetração dos 15 cm iniciais do amostrador; Quando, em 4 m sucessivos, se obtiver 50 golpes para penetração dos 30 cm iniciais do amostrador;