O que o ECA fala sobre evasão escolar?
Índice
- O que o ECA fala sobre evasão escolar?
- O que diz a Lei 8.069 de 1990?
- Quais as principais diferenças entre os programas de acolhimentos familiar e de apadrinhamento ambos previstos na Lei nº 8069 90?
- Como o Conselho Tutelar pode contribuir para a diminuição da evasão escolar?
- Qual o papel do Conselho Tutelar na evasão escolar?
- Como citar a lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990?
- Como comunicar aos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental?
- Qual a responsabilidade do Conselho Tutelar?
- Qual a alternativa correta para o Conselho Tutelar?
- Qual a omissão do Conselho Tutelar?

O que o ECA fala sobre evasão escolar?
Uma vez que a evasão e infreqüência do aluno é um problema que deve ser compartilhado por todos aqueles que são apontados como responsáveis pela educação (família, comunidade, sociedade em geral e o Poder Público) e tendo em vista o disposto no artigo 56, II do ECA, que determina aos dirigentes de estabelecimentos de ...
O que diz a Lei 8.069 de 1990?
1º Esta Lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. ... Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.
Quais as principais diferenças entre os programas de acolhimentos familiar e de apadrinhamento ambos previstos na Lei nº 8069 90?
O acolhimento familiar é um projeto social, ao passo que a adoção é a realização de um projeto de família. O ECA proíbe, portanto, que uma pessoa ou casal que esteja cadastrado para a adoção venha se tornar uma família acolhedora.
Como o Conselho Tutelar pode contribuir para a diminuição da evasão escolar?
Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: I - maus-tratos envolvendo seus alunos; II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, ESGOTADOS OS RECURSOS ESCOLARES; III - elevados níveis de repetência" (verbis - grifei).
Qual o papel do Conselho Tutelar na evasão escolar?
O artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) confere aos dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental e de Educação Infantil o dever de comunicar ao conselho tutelar os casos de faltas frequentes injustificadas, evasão escolar e repetência.
Como citar a lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990?
Veja este exemplo de citação direta:
- De acordo com o art. 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, (Lei n. ...
- De acordo com o art. 2º do Estatuto da Criança e do Adolescente, (Lei n. ...
- BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. ...
- BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. ...
- FULANO, Beltrano de. ...
- FULANO, Beltrano de.
Como comunicar aos dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental?
- Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares; III - elevados níveis de repetência ( Estatuto da Criança e do Adolescente, 1990). Art. 13.
Qual a responsabilidade do Conselho Tutelar?
- Eca, Conselho Tutelar, Ensino Médio a) A investigação do fato e o atendimento de criança a quem se imputa a prática de ato infracional é de responsabilidade exclusiva do Conselho Tutelar.
Qual a alternativa correta para o Conselho Tutelar?
- Eca, Conselho Tutelar, Ensino Médio Em relação ao Conselho Tutelar, nos termos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a alternativa correta. a) As decisões do Conselho Tutelar somente poderão ser revistas pela autoridade judiciária ou pelo representante do Ministério Público a pedido de quem tenha legítimo interesse.
Qual a omissão do Conselho Tutelar?
- A omissão da comunicação ao Conselho Tutelar em caso de maus-tratos caracteriza infração administrativa por parte do dirigente do estabelecimento educacional - art. 245 do ECA : multa de 3 a 20 salários, aplicando-se o dobro em casos de reincidência.