Quais os sistemas de irrigação por aspersão convencional?
Índice
- Quais os sistemas de irrigação por aspersão convencional?
- O que é aspersão mecanizada?
- Quais são as vantagens de um sistema portátil de irrigação por aspersão convencional?
- Quais as principais linhas que compõem um sistema de irrigação por aspersão convencional?
- Qual a diferença entre sistemas mecanizados e convencional?
- Quais as limitações da irrigação por aspersão convencional?
- Quais são as vantagens de um sistema portátil de irrigação?
- Como funciona o sistema de aspersão convencional?
- Quais são os sistemas de aspersão utilizados no Brasil?
- Quais são os acessórios utilizados no sistema de irrigação por aspersão?
- Quais são os objetivos do sistema de aspersão Mecanizado?

Quais os sistemas de irrigação por aspersão convencional?
Na irrigação por aspersão convencional, são utilizados o sistema convencional portátil, o sistema convencional semiportátil e o sistema convencional permanente. No portátil, o produtor pode transferi-lo de uma área para outra. Assim, a irrigação pode ser realizada em várias áreas utilizando apenas um sistema.
O que é aspersão mecanizada?
Um sistema de aspersão mecanizado tem por principais objetivos realizar a irrigação em grandes áreas (nas quais se tornaria inviável técnica e economicamente a utilização de sistemas convencionais), elevar a eficiência de aplicação de água e diminuir os custos com mão-de-obra.
Quais são as vantagens de um sistema portátil de irrigação por aspersão convencional?
Entre as principais vantagens apresentadas por esse método destacam-se a não-exigência de um processo de sistematização do terreno, a disponibilidade de maior área cultivável (ao contrário da irrigação por superfície não há perda de área), o fato de não possuir restrição quanto ao horário de aplicação e não causar ...
Quais as principais linhas que compõem um sistema de irrigação por aspersão convencional?
A aspersão convencional é denominada sistema básico de irrigação, constituído por: Sistema de captação; Sistema de bombeamento; Tubulação de recalque ou linha principal; Ramal ou linha lateral; e Aspersores.
Qual a diferença entre sistemas mecanizados e convencional?
Aspersão – sistemas convencionais e os mecanizados. O primeiro pode ser fixo ou móvel e é composto por motobombas, tubulações e aspersores. O segundo é feito com aspersores ou sprays, instalados em estruturas móveis.
Quais as limitações da irrigação por aspersão convencional?
Algumas limitações importantes ao uso da aspersão são: custos das instalações e de operação elevados, distribuição irregular da água por efeito do vento, favorece o desenvolvimento de algumas doenças das plantas, selamento da superfície de solos argilosos e impróprios para irrigação com águas salinas.
Quais são as vantagens de um sistema portátil de irrigação?
->Não causa erosão do solo; ->Não há perdas de área cultivável; ->Não exige horário específico para aplicação; ->Não requer sistematização do terreno.
Como funciona o sistema de aspersão convencional?
- O sistema de aspersão convencional é considerado o sistema básico de irrigação por aspersão. Utiliza tubos em toda a área com a troca de aspersores de forma manual. Ou seja, após a primeira rega, o produtor deve entrar na área molhada, retirar o aspersor e colocá-lo na próxima área a ser irrigada.
Quais são os sistemas de aspersão utilizados no Brasil?
- Muitos sistemas de aspersão utilizados no Brasil ainda são do tipo convencional portátil. Entretanto, em áreas maiores e com o objetivo de minimizar o emprego de mão-de-obra na irrigação, tem crescido a utilização de sistemas mecanizados, particularmente o pivô central, com níveis variados de automação.
Quais são os acessórios utilizados no sistema de irrigação por aspersão?
- Os acessórios mais comuns usados no sistema de irrigação por aspersão são: tubos de subida, acoplamentos, registros, válvulas, curvas, reduções, braçadeiras, cotovelos ou derivações, etc.
Quais são os objetivos do sistema de aspersão Mecanizado?
- Um sistema de aspersão mecanizado tem por principais objetivos realizar a irrigação em grandes áreas (nas quais se tornaria inviável técnica e economicamente a utilização de sistemas convencionais), elevar a eficiência de aplicação de água e diminuir os custos com mão-de-obra.