adplus-dvertising

Quais itens devem constar no prontuário odontológico?

Índice

Quais itens devem constar no prontuário odontológico?

Quais itens devem constar no prontuário odontológico?

É o documento mais completo sobre o tratamento e que possui os seguintes itens: Identificação do profissional, identificação do paciente, anamnese, exame clínico, plano de tratamento, evolução e intercorrências do tratamento.

Quais são as etapas do exame clínico odontológico?

Manobras Clássicas:

  • Inspeção: avaliação visual, descrição detalhada dos sinais encontrados.
  • Palpação: deve abranger estruturas extra-orais (cadeias linfáticas) e intra-orais.
  • Percussão: diagnóstico de odontalgias.
  • Auscultação: verificação de estalidos da ATM e medição da pressão arterial.

O que deve conter em um prontuário clínico no seu consultório?

Nele devem estar contidos todos os exames, ficha de anamnese, ficha clínica, receitas, atestados, recibos, diagnóstico e planejamento do tratamento, entre outros.

Quanto tempo o dentista tem que guardar o prontuário?

O Conselho Federal de Odontologia (CFO), por meio do parecer nº 125/92, afirma que a posse do prontuário é do pa- ciente e sua guarda é do profissional devendo ser arquivado, por no mínimo, dez anos após o último comparecimento do paciente, ou se o paciente tiver idade inferior aos dezoitos anos à época do último ...

Quais os dois tipos de documentação O cirurgião dentista deve ter em seu consultório?

Os processos e documentos para a abertura do consultório no nome de pessoa física são semelhantes. Além de cópias autenticadas do RG, CPF e CRO, é fundamental ter também comprovante de endereço e IPTU do consultório.

Como preencher uma anamnese odontológica?

Um atendimento seguro começa começa com o preenchimento completo da ficha de anamnese odontológica.

  1. Linguagem corporal e ansiedade. ...
  2. Identificação do paciente. ...
  3. Queixa principal. ...
  4. História da doença atual (HDA) ...
  5. Histórico de saúde. ...
  6. Histórico familial. ...
  7. Hábitos e vício.

Como marcar um odontograma?

dente decíduo presente no arco dentário: deve ser circulado em azul no odontograma correspondente; presença de doença periodontal: traço horizontal em vermelho na região do colo dentário; dentes com prótese fixa: preencher totalmente com tinta azul os dentes e indicar na observação o tipo de prótese usada.

O que é exame clínico odontológico?

O exame clínico é aquele que o dentista faz direto na boca do paciente durante a consulta. “Já os exames radiográficos e de tomografia, por sua vez, servem para auxiliar o profissional a montar o plano de tratamento que deverá ser executado no paciente”, explica a dentista.

Como deve ser feita a palpação dos linfonodos na clínica odontológica?

A palpação é feita deslizando-se o dedo em todo o soalho da boca, apoiando a região submandibular externamente com a outra mão.

Por que o atendimento odontológico é controverso?

  • O atendimento odontológi - co é um assunto bastante controverso, principalmente em função dos mitos que são baseados em crenças antigas sem fundamentação científica, tanto por parte da gestante quanto por parte dos cirurgiões-dentistas que não se sen- tem seguros ao atendê-las (12, 22, 25, 27).

Qual é o exame clínico?

  • EXAME CLÍNICO – METODOLOGIA GERAL 1 Identificação do animal. 2 Anamnese (história do animal). 3 Exame físico. Geral. Específico. 4 Exames complementares. 5 Diagnóstico e prognóstico. 6 Tratamento.

Como proceder com o atendimento odontológico a pacientes gestantes?

  • Atendimento odontológico a pacientes gestantes: como proceder com segurança Dental care in pregnant patients: how to proceed with safety Rodrigo Gadelha Vasconcelos Doutorando do Programa de Pós-graduação em Pato- logia Oral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Marcelo Gadelha Vasconcelos Doutor em Patologia Oral pela UFRN

Como o profissional faz o exame clínico?

  • Em uma consulta, o profissional faz uso do exame clínico, podendo identificar fatores que podem influenciar o tratamento. Também se pode suspeitar de determinadas patologias, como, por exemplo, o paciente que relata ser filho de pais diabéticos.

Postagens relacionadas: