adplus-dvertising

Como é feita a Exsanguineotransfusão?

Índice

Como é feita a Exsanguineotransfusão?

Como é feita a Exsanguineotransfusão?

Há várias técnicas possíveis para fazer a exsanguineotransfusão, mas a mais comum em recém-nascidos consiste na introdução de um cateter na veia umbilical que é empurrado até o interior da veia cava inferior. O médico retirará cerca de cinco a dez mililitros de sangue a cada vez durante 15 a 20 segundos.

Qual o objetivo da Exsanguineotransfusão?

Sangue Total para Exsangüineotransfusão O objetivo da EXT na DHRN é o de corrigir a anemia, reduzir o título dos anticorpos maternos circulantes, remover hemácias sensibilizadas, substituí-las por hemácias não sensibilizadas e remover a bilirrubina não conjugada antes da sua difusão para os tecidos.

Quando é indicado a Exsanguineotransfusão?

A exsanguíneotransfusão, outrora considerada padrão de ouro no tratamento da hiperbilirrubinemia neonatal, deve ser indicada para os recém-nascidos a termo saudáveis com hiperbilirrubinemia extrema que não respondem a fototerapia intensiva (esta deve proporcionar uma queda de 1-2mg% no nível sérico de bilirrubina ...

Quais os cuidados com a fototerapia?

Portanto, são cuidados de enfermagem ao RN em fototerapia: fazer exame físico, determinar peso e idade gestacional, monitorar alterações cutâneas, evitar uso de fraldas exceto em RN pré-termo, verificar a superfície da pele exposta luz, posicionar corretamente obedecendo distância mínima, utilizar proteção ocular opaca ...

O que é uma incompatibilidade sanguínea?

A incompatibilidade sanguínea se deve à interação entre proteínas que podem ou não estar presentes no sangue humano. Quando ocorre, provoca doenças que podem ter sintomas leves a graves.

Como puncionar veia de bebê?

Preste atenção no primeiro refluxo de sangue e então empurrar a agulha suavemente na veia aproximadamente por 0,5cm. Assim que o sangue tiver refluído, deslizar o cateter sobre a agulha e para dentro da veia. Antes de retirar a agulha, comprimir a veia no extremo do cateter para evitar a saída de sangue.

O que é a doença hemolítica?

A Doença Hemolítica do Recém Nascido (DHRN), também conhecida como Eritroblastose Fetal, é uma patologia causada pela incompatibilidade entre o fator Rh da mãe e o do fator Rh do feto. A DHRN acontece quando uma mulher de Rh-, sensibilizada imunologicamente gera um feto Rh+.

Quando iniciar a fototerapia?

Segundo Facchini (2008), fototerapia deve ser usada no recém-nascido com peso maior e igual a 2500 kg, com: BI > 10mg/dl nas primeiras 24 horas. BI > 12mg/dl entre 24 a 72 horas. BI > 15 ou 17mg/dl maior que 72 horas.

Quais são os efeitos colaterais da fototerapia?

A fototerapia tem efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo. Em curto prazo, a fototerapia fluorescente pode, às vezes, produzir hipertermia e este aumento da temperatura pode elevar a perda insensível de água, principalmente em prematuros muito pequenos, levando à desidratação.

Qual a causa tratamento e cuidados de enfermagem nos casos de icterícia do RN?

As formas de tratamento da icterícia incluem fototerapia, a exsanguineo transfusão e a utilização de drogas capazes de acelerar o metabolismo e excreção da bilirrubina. O papel do enfermeiro frente ao recém-nascido submetido à fototerapia está centralizado na qualidade do tratamento e na precaução de complicações.

Como ocorre a transfusão do sangue do doador?

  • No entanto, se eles ocorrerem, a transfusão deve ser interrompida imediatamente e reiniciada mais tarde. Embora isso seja muito raro, pode acontecer que o sangue do doador esteja contaminado com organismos ou partículas infectantes que possam ser transmitidas ao paciente.

Quando será aplicada a transfusão de hemoglobina?

  • Deverá ser avaliado se o paciente será submetido à transfusão simples ou de troca. de hemoglobina < 6,0 g/dl, ou apresentar nos exames queda de 20 % nos valores basais hematimétricos. Transfusão de troca = será aplicada em todos os pacientes com Hemoglobina > 6,0 g/dl e HbS > 50%.

Quando será aplicada a transfusão de troca?

  • Transfusão de troca = será aplicada em todos os pacientes com Hemoglobina > 6,0 g/dl e HbS > 50%. O preparo deverá ser realizado até 62 horas que antecede a cirurgia, sendo obrigatório ao final do procedimento, pedido de novo hemograma completo e dosagem de HbS.

Quais são as indicações transfusionais nas doenças hematológicas?

  • INDICAÇÕES TRANSFUSIONAIS NAS DOENÇAS HEMATOLÓGICAS 1 – DOENÇA FALCIFORME TRANSFUSÃO SIMPLES NAS AGUDIZAÇÕES: MODALIDADES DE TRANSFUSÃO DE TROCA b) EXSANGÜÍNEO TRANSFUSÃO PARCIAL MANUAL (TROCA PARCIAL DE SANGUE). Há uma retirada do sangue do INDICAÇÕES TRANSFUSIONAIS NAS DOENÇAS HEMATOLÓGICAS 1 – DOENÇA FALCIFORME

Postagens relacionadas: