Como se faz uma cardioversão elétrica?
Índice
- Como se faz uma cardioversão elétrica?
- Quando se faz cardioversão?
- Como é feito o exame cardioversão?
- O que é a cardioversão elétrica?
- Quando se deve fazer a cardioversão?
- Quando é que um paciente choca?
- Qual a diferença entre cardioversão?
- Como é feito o exame eletrofisiológico?
- O que quer dizer cardioversão?

Como se faz uma cardioversão elétrica?
A cardioversão pode ser feita de duas maneiras: elétrica ou química. Na primeira, com o paciente sedado ou anestesiado é utilizada uma carga de energia elétrica para promover um choque no coração. O objetivo desse tratamento é converter uma arritmia em um ritmo normal.
Quando se faz cardioversão?
A cardioversão sincronizada é indicada para um paciente hemodinamicamente instável com TV, taquicardia supraventricular, flutter atrial ou fibrilação atrial (FA).
Como é feito o exame cardioversão?
A cardioversão ou desfibrilação por corrente contínua (CC) pode ser feita como corrente monofásica ou bifásica. A corrente monofásica corre em determinada direção entre os dois eletrodos. Nos dispositivos bifásicos, a corrente inverte a direção no meio da onda de choque.
O que é a cardioversão elétrica?
Cardioversão é a descarga elétrica sincronizada ao complexo QRS, evitando que o choque seja liberado em porções do ciclo de relativa refratariedade, evitando gerar uma fibrilação ventricular. Desfibrilação é a descarga sem sincronização, em qualquer momento do ciclo cardíaco.
Quando se deve fazer a cardioversão?
Quais são as indicações da cardioversão elétrica? Em contexto de PS, a cardioversão é um procedimento indicado principalmente para as taquiarritmias instáveis. Ou seja, deve ser realizada de urgência sempre que o paciente apresentar algum dos sinais de gravidade/instabilidade.
Quando é que um paciente choca?
E então, durante o atendimento com o DEA, a desfibrilação (choque elétrico) será realizada nos casos em que o equipamento faça o diagnóstico de uma fibrilação ou taquicardia ventricular. O estímulo elétrico (desfibrilação) tem como principal função reiniciar o ritmo dos batimentos cardíacos.
Qual a diferença entre cardioversão?
Desfibrilação = tratamento para arritmias com risco de vida imediata com os quais o paciente não possui pulsação, isto é, fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso. Cardioversão = é qualquer processo que visa converter uma arritmia de volta ao ritmo sinusal.
Como é feito o exame eletrofisiológico?
O estudo eletrofisiológico é um estudo intracardíaco especial desenvolvido para descobrir e estudar os defeitos no sistema elétrico do coração. Utiliza eletrodos especiais ligados a polígrafos computadorizados e são colocados no interior das cavidades cardíacas, guiados por sofisticados equipamentos de raios X.
O que quer dizer cardioversão?
A cardioversão, neste contexto, é a aplicação de um choque elétrico sobre o tórax com o objetivo de despolarizar todas ou quase todas as fibras cardíacas de maneira simultânea. Ele visa restaurar o impulso do coração de forma coordenada.