O que são reações transfusionais?
Índice
- O que são reações transfusionais?
- Quais os cuidados de enfermagem durante a transfusão sanguínea?
- Quais sinais vitais devem ser aferidos no início após 15 minutos e no término da hemotransfusão?
- Quais são as boas práticas na infusão de hemocomponentes?
- Como são classificadas as reações transfusionais?
- Quais os tipos de reação transfusional?
- Quais os cuidados de enfermagem para hemoterapia?
- Quais são os cuidados de enfermagem diante dos pacientes que apresentam reações transfusionais?
- Quanto tempo para infundir sangue?
- Quando devo interromper uma hemotransfusão?

O que são reações transfusionais?
As reações transfusionais imediatas são aquelas que acontecem durante a transfusão ou em até 24 horas após. Essas complicações são situações emergenciais e podem trazer sérios prejuízos aos pacientes, inclusive fatais.
Quais os cuidados de enfermagem durante a transfusão sanguínea?
Durante o decorrer do procedimento os cuidados de enfermagem são voltados a acompanhar e monitorar o estado do paciente de modo a poder reconhecer e intervir imediatamente e de maneira eficaz caso uma reação transfusional ocorra, sempre atentando para o estado físico inicial do paciente.
Quais sinais vitais devem ser aferidos no início após 15 minutos e no término da hemotransfusão?
· Pressão arterial (PA), Frequência respiratória (FR) e Frequência cardíaca (FC) - importante para o hemoterapeuta avaliar a urgência da transfusão e o discernimento no caso de reação transfusional.
Quais são as boas práticas na infusão de hemocomponentes?
- Não adicionar medicamentos; - Se não transfundido em 30 min., devolver ao Serviço de Hemoterapia; - Tempo de infusão: 1 a 4 horas; - Se sistema aberto, mantido o hemocomponente na geladeira, poderá ser transfundido em até 24 horas.
Como são classificadas as reações transfusionais?
As reações transfusionais podem ser classificadas em imediatas (até 24 horas da transfusão) ou tardias (após 24 horas da transfusão), imunológicas e não-imunológicas, conforme apresentado no quadro 25.
Quais os tipos de reação transfusional?
Os incidentes transfusionais imediatos dividem-se em: reação hemolítica aguda, reação febril não hemolítica, reação alérgica leve, moderada e grave, sobrecarga volêmica, contaminação bacteriana, edema pulmonar não cardiogênico (TRALI), reação hipotensiva e hemólise não imune, os quais devem ser notificados.
Quais os cuidados de enfermagem para hemoterapia?
O enfermeiro precisa estar equipado com máscara de proteção N95 ou superior, luvas, óculos e avental impermeável. O primeiro passo é fazer a confirmação ativa e passiva dos dados e da tipagem do receptor, dos hemocomponentes ou hemoderivados da bolsa e da indicação de transfusão, além de checar os sinais vitais.
Quais são os cuidados de enfermagem diante dos pacientes que apresentam reações transfusionais?
O que fazer quando ocorrer estas reações?
- Interromper imediatamente a transfusão e comunicar o médico responsável pela transfusão;
- Manter acesso venoso com solução salina a 0,9%;
- Verificar sinais vitais e observar o estado cardiorrespiratório;
- Verificar todos os registros, formulários e identificação do receptor.
Quanto tempo para infundir sangue?
- Conservar entre 1 a 6 C°, até o momento do uso; - Manter fora da geladeira no máximo 30 min, antes - da transfusão; - Usar obrigatoriamente equipos de transfusão de sangue; - Não adicionar medicamentos; - Se não transfundido em 30 min., devolver ao Serviço de Hemoterapia. - Tempo de infusão: 1 a 4 horas.
Quando devo interromper uma hemotransfusão?
Os sintomas mais comuns são calafrios, rigidez, febre, dispneia, tontura, urticária, coceira e dor no flanco. Se qualquer um desses sintomas (que não seja urticária e coceira localizada) ocorrer, a transfusão deve ser interrompida imediatamente e o acesso IV mantido pérvio com soro fisiológico normal.