Como é aplicado o soro antirrábico?
Índice
- Como é aplicado o soro antirrábico?
- Quanto tempo para tomar o soro antirrábico?
- Como fazer o cálculo do soro antirrábico?
- Quando deve ser utilizado o soro antitetânico?
- Como é o tratamento pós exposição para a raiva?
- Onde dar vacinação contra raiva de graça?
- Quantos mL de soro antirrábico?
- Por que o soro antirrábico não apresenta contraindicações?
- Quais são as reações adversas do soro antiofídico?
- Quando é necessário o uso do soro?
- Qual o efeito do soro contra a raiva?

Como é aplicado o soro antirrábico?
Devendo infiltrar a maior quantidade possível da dose do soro que a região anatômica permita, e, o volume restante pode ser aplicado por via IM, se houver, podendo ser usada a região glútea. Sempre aplicar em local anatômico diferente do que foi aplicada a vacina.
Quanto tempo para tomar o soro antirrábico?
Nos casos em que se conhece tardiamente a necessidade do uso do soro antirrábico, ou quando não há soro disponível no momento, aplicar a dose recomendada de soro no máximo em até 7 dias da aplicação da 1ª dose da vacina, ou seja, antes da aplicação da 3ª dose da vacina.
Como fazer o cálculo do soro antirrábico?
A dose indicada do soro heterólogo é de 40 UI/kg de peso do paciente (0,2ml/kg). Não existe limite de dose (proceder cálculo para peso >100kg).
Quando deve ser utilizado o soro antitetânico?
O soro antitetânico está indicado em casos de ferimento com alto risco de tétano, como profilaxia ou tratamento. Pode ser administrado por via intramuscular ou intravenosa, em gotejamento lento.
Como é o tratamento pós exposição para a raiva?
Aplicar uma dose entre o 7º e o 10º dia e uma dose no 14º dia, pela via IM5, ou nos dias 0, 3, 7 e 28, pela via ID5. Lavar com água e sabão. Observar o animal durante 10 dias após a exposição. Se a suspeita de raiva for descartada após o 10º dia de observação, suspender o esquema profilático e encerrar o caso.
Onde dar vacinação contra raiva de graça?
O município de São Paulo oferece vacinação contra raiva para cães e gatos em Posto Permanente na Divisão de Vigilância de Zoonoses e outros disponibilizados na UVIS. O proprietário deve identificar, no comprovante de vacinação, o nome do animal e nº do Registro Geral Animal - RGA.
Quantos mL de soro antirrábico?
Soro Anti-rábico 1.000 UI/5 mL – Via Intramuscular ADMINISTRAÇÃO: em adultos, nas nádegas (quadrante superior externo); em crianças, na face lateral da coxa; 2/3 da dose via intramuscular e 1/3 da dose nas bordas da ferida.
Por que o soro antirrábico não apresenta contraindicações?
- O soro antirrábico, heterólogo e hiperimune, não apresenta extensas contraindicações em relação ao seu uso.
Quais são as reações adversas do soro antiofídico?
- Assim como qualquer medicamento, o soro antiofídico pode desencadear reações adversas após a aplicação. É comum o relato de coceira e vermelhidão na pele, vômitos, tosse e crise de asma. Apesar de pouco frequente, pode ocorrer choque anafilático, a forma mais grave de reação de hipersensibilidade.
Quando é necessário o uso do soro?
- O uso do soro não é necessário quando o paciente recebeu esquema profilático completo. No entanto, em situações especiais, como no caso de paciente imunodeprimidos ou de dúvidas com relação ao esquema profilático anterior, se houver indicação, o soro deve ser recomendado.
Qual o efeito do soro contra a raiva?
- O efeito do soro antirrábico, heterólogo e hiperimune, inicia-se imediatamente após a sua administração, retardando o início da doença nos casos graves e proporcionando mais tempo ao organismo para produzir sua própria proteção (anticorpos) contra a doença, a partir da vacina contra a raiva.