Quais são as funções das plaquetas?

Quais são as funções das plaquetas?
- As plaquetas apresentam importantes funções para a manutenção do nosso organismo. Quando ocorre, por exemplo, alguma lesão em um vaso sanguíneo, elas se aglutinam, formando um tampão, e liberam substâncias que garantem que mais plaquetas movam-se para o local.
O que acontece quando as plaquetas estão baixas?
A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.
Qual a qualidade das plaquetas?
- Não somente a contagem de plaquetas é importante, mas também a qualidade das plaquetas produzidas pela medula óssea. Algumas doenças relacionadas com a qualidade das plaquetas são a Doença de Von Willebrand, que está relacionada com o processo de coagulação, Síndrome de Scott, Trombastenia de Glanzmann e a Síndrome de Bernard-Soulier.
Por que ocorre a queda das plaquetas?
- A queda das plaquetas pode ocorrer por dois mecanismos principais: pela produção baixa dessa célula, ou pela sua destruição acelerada ou precoce. As causas mais frequentes são: Púrpura trombocitopênica idiopática ou Trombocitopenia imune primária (PTI),
Quais são as plaquetas do sangue?
- As plaquetas são as células do sangue, responsáveis por dar início ao processo de coagulação. O resultado do exame, considerado normal, é o valor de plaquetas entre 150.0.000 mm³ de sangue, encontrado no exame de sangue, o hemograma, tanto para adultos quanto para crianças.