adplus-dvertising

Quais as principais características do poema de cordel?

Índice

Quais as principais características do poema de cordel?

Quais as principais características do poema de cordel?

Linguagem coloquial (informal); Uso de humor, ironia e sarcasmo; Temas diversos: folclore brasileiro, religiosos, profanos, políticos, episódios históricos, realidade social, etc.; Presença de rimas, métrica e oralidade.

O que é um cordel nordestino?

Literatura de Cordel é o nome dado às histórias do romanceiro popular do sertão Nordeste do Brasil (em especial Pernambuco, Paraíba e Ceará). A origem do nome "Literatura de Cordel" está em folhetos de impressão precária e expostos à venda pendurados em varais de barbante.

Como fazer um cordel nordestino?

Como Fazer um Cordel:

  1. Sua história precisa ter um início, um meio e um fim.
  2. A métrica é muito importante então todos os versos.
  3. Uso de estrofes em quadra, sextilha, septilha ou décima.

Quais são os temas das poesias de cordel?

  • Os temas das poesias de cordel trazem elementos da realidade sertaneja, tratavam das questões sociais e políticas e também serviam como fonte de informação para o povo nordestino. Observe no trecho do poema "A triste partida" de Patativa do Assaré, o relato da realidade nordestina e a informalidade do estilo de escrita:

Quem é o maior poeta da literatura de cordel?

  • Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos. Mais recentes, podemos citar os poetas José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva), Téo Azevedo.

Quando começou a literatura de cordel no Brasil?

  • No Brasil, a literatura de Cordel adquiriu força no século XIX, sobretudo entre 19. Muitos escritores foram influenciados por este estilo, dos quais se destacam: João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.

Qual a forma de apresentação da literatura de cordel?

  • Sua forma mais habitual de apresentação são os “folhetos”, pequenos livros com capas de xilogravura que ficam pendurados em barbantes ou cordas, e daí surge seu nome. A literatura de cordel é considerada um gênero literário geralmente feito em versos.

Postagens relacionadas: