adplus-dvertising

O que causa a polaridade?

Índice

O que causa a polaridade?

O que causa a polaridade?

A polaridade molecular depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos, assim como a geometria molecular. ... Exemplificando, a molécula de água é polar pelo fato de que o oxigênio não compartilha todos os elétrons com o hidrogênio, caracterizando a presença de um par de elétrons desemparelhados.

Como definir o conceito de polaridade?

  • Como definir o conceito de polaridade? Como definir o conceito de polaridade? Encontre a resposta aqui um resumo e exercícios para entender o assunto e gabaritar o vestibular! A polaridade de uma molécula está diretamente relacionada à forma na qual os elétrons são distribuídos ao redor dos átomos.

Qual a diferença entre eletronegatividade e polaridade?

  • As letras em destaque representam os elementos em escala decrescente de eletronegatividade. Quanto maior a diferença de eletronegatividade, maior será a polaridade da ligação. Um exemplo: a molécula de água é composta por hidrogênio (H) e oxigênio (O).

Como trabalhar com a polaridade da molécula?

  • Quando trabalhamos com a polaridade da molécula devemos levar em conta sua geometria molecular, ou seja, o arranjo espacial da molécula. Neste caso devemos também conhecer o conceito de momento dipolar. A medida da polaridade das ligações é dada pelo momento de dipolo.

Por que chamamos polaridade?

  • Chamamos de polaridade a capacidade que as ligações possuem de atrair cargas elétricas, e o local onde ocorre este acúmulo denominamos de pólos, estes se classificam em pólos negativos ou positivos. O cátion Na possui pólo (+) que atrai partículas (-). Vejamos agora a polaridade presente nas ligações iônicas e covalentes:

Postagens relacionadas: