O que é personificação no poema?

O que é personificação no poema?
A personificação é uma das figuras de linguagem classificadas como figura de pensamento. Muito presente na literatura, ela utiliza de características humanas (seres animados) para atribuir sentimentos, qualidades e ações aos seres irracionais e objetos inanimados.
Como é utilizada a personificação?
- A personificação é vastamente utilizada na linguagem artística para expressar conceitos, histórias e características humanas utilizando entes não humanos. No trecho abaixo do conto A cartomante, de Machado de Assis, a virtude e o interesse ganham traços humanos, como a “preguiça” e a característica de ser “ativo”, havendo, portanto, personificação:
Por que a personificação é uma figura de pensamento?
- Categorizada como uma figura de pensamento, a personificação se apoia em significados implícitos. Por essa razão, ela é uma figura de linguagem conhecida por dar vida a quaisquer objetos inanimados, de forma que seres possuam voz, comportamento, sensações e emoções. Confira abaixo as frases que representam o uso da personificação:
Como a Personificação pode ser encontrada na literatura?
- Presente na linguagem oral e na linguagem escrita, ela tem o objetivo de intensificar a transmissão da mensagem se apoiando em sentimentos que criam um universo abstrato e poético. A personificação pode ser facilmente encontrada na literatura infanto-juvenil, como, por exemplo, na fábula.
Como a Personificação pode ser usada na literatura infanto-juvenil?
- A personificação pode ser facilmente encontrada na literatura infanto-juvenil, como, por exemplo, na fábula. Como dito acima, é bastante usada na linguagem do dia a dia, em expressões bem populares como: “o mar é muito perigoso”, “a vida é cruel”, “a cidade pede socorro”, “carnaval pede passagem”, etc.