O que é periodização Segundo Dantas?
Índice
- O que é periodização Segundo Dantas?
- Qual o objetivo da periodização?
- O que é periodização do treinamento Segundo o texto?
- Quais as características do modelo de periodização de Verkhoshanski?
- Quem foi Lev Pavlovich Matveev?
- Qual o modelo de periodização mais utilizado?
- Qual a fase evolutiva da periodização?
- Qual a importância da periodização das competições?
- Qual a periodização utilizada para estudar a história no Brasil?

O que é periodização Segundo Dantas?
Resumo - Periodização é o planejamento geral e detalhado do tempo disponível para o treinamento, de acordo com os objetivos intermediários perfeitamente estabelecidos, res- peitando-se os princípios científicos do exercício desportivo (DANTAS, 2003).
Qual o objetivo da periodização?
Periodização é o planejamento sistemático do treinamento atlético ou físico. O objetivo é alcançar o melhor desempenho possível na competição mais importante do ano. Envolve um planejamento progressivo de vários aspectos de um programa de treinamento durante um período específico.
O que é periodização do treinamento Segundo o texto?
Então, para Matveyev (1977), periodização é o planejamento e a estruturação do treinamento ao longo da temporada para possibilitar ao atleta alcançar um estado de ótima (a melhor possível) performance em determinada época da temporada (competição ou competições mais importantes).
Quais as características do modelo de periodização de Verkhoshanski?
O modelo de Periodização Blocada de Verkhoshanski tem como principais objetivos a obtenção de múltiplos peaks por temporada e a elevação dos níveis de performance. Tal sistema caracteriza-se pela organização do treinamento nos conceitos de programação, organização e controle.
Quem foi Lev Pavlovich Matveev?
Famoso cientista da Rússia, o professor Lev Pavlovich Matveev é considerado o pai do Treinamento Desportivo e da Periodização. Cientista emérito da Rússia, foi autor de mais de 50 livros, sendo que os mesmos foram traduzidos e publicados em mais de 100 países.
Qual o modelo de periodização mais utilizado?
- Outro modelo de periodização bastante utilizado é a Periodização Ondulatória ou Não Linear. Este modelo se baseia na variação do volume e da intensidade em um período de 7 a 10 dias. Nesse caso, as mudanças na carga e no número de séries e repetições sofrem alterações em períodos bem menores.
Qual a fase evolutiva da periodização?
- Nesta fase evolutiva da periodização Murphy e Kotov () sistematizaram os conteúdos de treino em fases, de modo a permitir uma evolução progressiva da condição física dos atletas. (Raposo, 2002).
Qual a importância da periodização das competições?
- A importância e dificuldade das competições devem aparecer ao longo da época de uma forma progressiva e crescente. Condições Climatéricas: são um factor determinante da periodização, pois Matveiev baseou-se nas investigações de Hettinger & Muller e Prokop para estabelecer períodos óptimos para alcançar a forma desportiva.
Qual a periodização utilizada para estudar a história no Brasil?
- Tratava-se de uma noção ainda não muito comum, mas que, como podemos perceber, permaneceu no longo prazo. A periodização utilizada para estudar-se história no Brasil é formada por Pré-História, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna, Idade Contemporânea.