Quais são os sentidos fundamentais da tolerância?

Quais são os sentidos fundamentais da tolerância?
Tolerância tem a ver com respeitar as diferenças, sejam elas físicas, comportamentais, ideológicas ou de qualquer outra natureza. Em um mundo no qual a convivência social é inevitável, ser tolerante é uma competência importantíssima, independentemente do meio em que se vive.
Quais são os três sentidos para compreender o conceito de tolerância?
Ao buscar conceituar tolerância, Habermas (2007) se vale de Rainer Forst (filósofo e teórico político alemão) e seus três componentes do conceito moderno: recusa, aceitação e repulsão.
Como Abordar o conceito de tolerância?
- O objetivo desse artigo é analisar o conceito de tolerância a partir da visão de Habermas, filósofo alemão que aborda o assunto no âmbito político e jurídico, delegando ao Estado o papel de tolerar.
Quais são as teorias modernas da tolerância?
- As teorias modernas do conceito de tolerância, que são recusa, aceitaçãoe repulsão, serão motivo de análise para o entendimento de que, tolerar não é aturar, não é aceitar desmandos que comprometem a convivência democrática e, finalmente, tolerar não é repudiar o próximo pelo simples fato de se pensar diferente.
Qual a importância da tolerância para a sociedade?
- A tolerância é imprescindível para conquistarmos a paz, o bem, o respeito e a dignidade humana. O mundo celebra, todos os anos, o Dia da Tolerância, oportunidade para que cada pessoa reconheça a necessidade de vivenciá-la no cotidiano. A tolerância é valor necessário para o equilíbrio da sociedade.
Qual a evolução da tolerância?
- A evolução da tolerância, enquanto valor social, pode ser percebida a partir das reflexões de muitos filósofos que advertem a respeito da existência de uma prisão. Por muitas vezes, pessoas se enjaulam na própria opinião quando se encontram com alguém que pensa diferente.