Para que serve o laser na odontologia?
Índice
- Para que serve o laser na odontologia?
- O que é a laserterapia na odontologia?
- Qual o melhor laser para odontologia?
- Quais as indicações do laser de baixa potência na odontologia?
- Para que serve o laser terapia?
- Como o laser é usado na odontologia?
- O que é e como a laserterapia pode ser usada na odontologia?
- Quais são os dois tipos de lasers utilizados na odontologia restauradora?
- Por quê o laser é útil na medicina e na odontologia?
- Qual o uso da laserterapia na odontologia?
- Por que o laser é utilizado nos consultórios?
- Quando a FDA aprovou o uso de lasers?
- Qual a localização do tratamento da laserterapia?

Para que serve o laser na odontologia?
O laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados. A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração.
O que é a laserterapia na odontologia?
O que é laserterapia? A laserterapia é um tratamento que utiliza os raios de laser como base. Esses raios agem no tratamento de diversas doenças bucais e regeneração dos tecidos de forma não invasiva e indolor. O laser presente dentro do equipamento possui um raio de luz com ondas magnéticas.
Qual o melhor laser para odontologia?
Para que o tratamento dental seja completo, a Fotona Laser, conhecida por sua constante inovação na área da estética e saúde, traz para o Brasil seu mais novo aparelho odontológico, o LightWalker®.
Quais as indicações do laser de baixa potência na odontologia?
Indicações do laser de baixa potência na rotina odontológica
- Aftas;
- Gengivoestomatite herpética (GEH) primária de pacientes imunocomprometidos;
- Herpes simples recidivantes em pacientes imunocomprometidos e internados;
- Disfunção da articulação temporomandibular (ATM);
- Líquen plano;
- Mucosite oral;
Para que serve o laser terapia?
A laserterapia vem para um tratamento terapêutico, que diminui exponencialmente a dor e a inflamação, principais queixas dos pacientes com doenças bucais. Os efeitos terapêuticos que podem ser obtidos são: anti-inflamatório, analgésico e de reparação tecidual.
Como o laser é usado na odontologia?
Apesar do procedimento simples e indolor, o tratamento deve ser indicado e realizado exclusivamente por um profissional habilitado para que seja seguro. O tratamento consiste na aplicação da luz do laser sobre a área, com ou sem uso de corante, conforme indicação clínica.
O que é e como a laserterapia pode ser usada na odontologia?
A laserterapia tem uma ação analgésica e anti-inflamatória. É indicada para tratamentos pós-operatórios, dores nevrálgicas, mialgias e de origem pulpar. Um dos usos mais comuns é após a extração do dente, o processo chamado exodontia.
Quais são os dois tipos de lasers utilizados na odontologia restauradora?
Em endodontia os lasers mais utilizados são o de Er:YAG (Érbio - Itrio-Alumínio-Granada) e o de Nd:YAG (Neodímio - Itrio-Alumínio-Granada). Estes lasers emitem radiação de alta potência, possuem uma ação fototérmica de corte, vaporização, coagulação e esterilização dos tecidos.
Por quê o laser é útil na medicina e na odontologia?
“Na odontologia estamos usando a terapia do laser para ajudar na cicatrização e na dor. Ao fazer algum procedimento dentário, utilizamos o tratamento com laser para propiciar uma regeneração e cicatrização mais rápida. Pessoas que tem muita dor nos dentes podem diminuir a dor com o uso do laser”, afirma.
Qual o uso da laserterapia na odontologia?
- (GARCEZ, RIBEIRO, NÚÑEZ,2012). Dessa forma, o objetivo do trabalho foi revisar e elucidar os principais usos e objetivos da laserterapia na odontologia, uma vez que se torna importante o conhecimento detalhado do laserpara que o profissional possa estabelecer protocolos seguros para benefício dos pacientes na odontologia.
Por que o laser é utilizado nos consultórios?
- Um deles, sem dúvida, é a Odontologia. Atualmente, o laser vem sendo utilizado nos consultórios. De forma prática e eficaz, o método é capaz de realizar uma série de reparações, além de atuar no controle da dor, reduzir os processos inflamatórios e acelerar cicatrizações.
Quando a FDA aprovou o uso de lasers?
- Apenas nos anos de 1990 o órgão regulador norte-americano Food and Drug Administration(FDA) aprovou o uso de lasersde alta potência em tecidos odontológicos moles (JORGE, CASSONI, RODRIGUES, 2010), em 1996 em tecidos duros e em 1997, a FDA concedeu à Premier Laser Systemsa autorização para a comercialização do primeiro
Qual a localização do tratamento da laserterapia?
- Regras similares devem ser consideradas para o profissional habilitado em laserterapia. Um correto diagnóstico associado a personalização da condução do tratamento otimiza os benefícios da laserterapia. Quanto ao local do tratamento, podem ser realizados em clínicas especializadas, em hospitais ou em ambiente domiciliar.