Para que serve o imposto IRPJ?
Índice
- Para que serve o imposto IRPJ?
- Como é calculado o imposto IRPJ?
- Qual a forma de apuração do Imposto de Renda da pessoa jurídica?
- Quando a empresa deve pagar IRPJ?
- Como calcular o Imposto do lucro presumido?
- Qual o modelo de tributação do IRPJ?
- Quais são os contribuintes do IRPJ?
- Por que o IRPJ é determinado?
- Como efetuar o pagamento do IRPJ e do adicional?

Para que serve o imposto IRPJ?
Qual o objetivo do IRPJ? Assim como os demais impostos, o IRPJ — Imposto de Renda Pessoa Jurídica, visa impulsionar a economia nacional. Os valores recolhidos com essa arrecadação são utilizados para ações e projetos que têm por objetivo melhorar a vida da população brasileira de modo geral.
Como é calculado o imposto IRPJ?
Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 25% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.
Qual a forma de apuração do Imposto de Renda da pessoa jurídica?
A legislação do IRPJ define três métodos de apuração da sua base de cálculo (o lucro real, o lucro presumido e o lucro arbitrado).
Quando a empresa deve pagar IRPJ?
Quando pagar o IRPJ? O período de apuração do IRPJ costuma ser trimestral. O pagamento é comumente realizado nos dias 30 ou 31 dos meses de março, junho, setembro e dezembro. A exceção fica por conta de empresas enquadradas no regime de tributação Lucro Real, que podem pagá-lo mensalmente.
Como calcular o Imposto do lucro presumido?
Um exemplo de como calcular o Lucro Presumido
- 500.000 x 32% = 160.000 → Lucro Presumido IR 160.000 x 15% = R$ 24.000 → IRPJ a ser recolhido no trimestre. ...
- (160.000 – 60.000) x 10% = 10.000 → IRPJ adicional a ser recolhido no trimestre. ...
- 160.000 x 9% = 14.400 → CSLL a ser recolhida no trimestre.
Qual o modelo de tributação do IRPJ?
- A listagem completa você encontra no Art. 162, § 2º incisos I à VII do Decreto 9.. Todas as pessoas jurídicas, quer seja por opção ou por determinação legal, são tributadas por um dos seguintes modelos de tributação do IRPJ. Ao contrário do que muitos pensam os optantes pelo Simples Nacional também pagam o IRPJ.
Quais são os contribuintes do IRPJ?
- São contribuintes e, portanto, estão sujeitos ao pagamento do IRPJ, as pessoas jurídicas e as pessoas físicas a elas equiparadas, domiciliadas no País. Elas devem apurar o IRPJ com base no lucro, que pode ser real, presumido ou arbitrado.
Por que o IRPJ é determinado?
- Por esse regime o IRPJ é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal, conforme esquema abaixo:
Como efetuar o pagamento do IRPJ e do adicional?
- Desta forma a pessoa jurídica efetua um pagamento mensal do IRPJ e do adicional, em cada mês do ano calendário, determinado sobre uma base de cálculo estimada. A opção por este tipo de pagamento será manifestada com o pagamento do imposto sobre a renda correspondente ao mês de janeiro ou de início de atividade.