Para que serve o hormônio levonorgestrel?
Índice
- Para que serve o hormônio levonorgestrel?
- Quais são os efeitos colaterais do levonorgestrel?
- O que é hormônio levonorgestrel?
- Como devo tomar o levonorgestrel?
- Quanto tempo o levonorgestrel faz efeito?
- Quantos dias o levonorgestrel faz efeito?
- Quais são os efeitos do levonorgestrel?
- O que o excesso de levonorgestrel causa?
- Quantos dias tem que tomar levonorgestrel?
- Como funciona a pílula do dia seguinte levonorgestrel?
- Quando deve ser administrado o levonorgestrel?
- Quais as contraindicações do levonorgestrel?
- Por que o levonorgestrel aumenta o risco de câncer de mama?

Para que serve o hormônio levonorgestrel?
Este medicamento é destinado à prevenção de gravidez, após uma relação sexual sem proteção por método contraceptivo, ou quando há suspeita de falha do método anticoncepcional rotineiramente utilizado.
Quais são os efeitos colaterais do levonorgestrel?
Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
- Náuseas e vômitos;
- Dor de cabeça;
- Cansaço excessivo;
- Sangramento fora do período menstrual;
- Sensibilidade nos seios;
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Menstruação irregular, podendo adiantar ou atrasar o sangramento.
O que é hormônio levonorgestrel?
Levonorgestrel (L-norgestrel ou D-norgestrel) é um fármaco usado em contraceptivos hormonais de 2ª geração. É um tipo de progesterona sintética.
Como devo tomar o levonorgestrel?
O comprimido de levonorgestrel deve ser administrado por via oral o mais breve possível após a relação sexual desprotegida, não ultrapassando 72 horas, pois ocorre diminuição da eficácia significativa quando há demora para tomar o comprimido.
Quanto tempo o levonorgestrel faz efeito?
Quanto menor o tempo entre a relação sexual e a ingestão da pílula, mais eficaz ela será. Nas primeiras 24 horas após a relação, a eficácia é de 95%. No segundo dia, até 48 horas, ela cai para 85%. No terceiro dia, até 72 horas após o coito, a eficácia cai para 58%.
Quantos dias o levonorgestrel faz efeito?
– A eficácia da anticoncepção de emergência com o Levonorgestrel é muito grande até o 5º dia após a relação desprotegida, entretan- to esta eficácia é sempre maior quanto mais próximo da relação for utilizada.
Quais são os efeitos do levonorgestrel?
A ação do levonorgestrel - um tipo de progesterona - pode inibir ou retardar a ovulação. Ou seja, ele é capaz de dificultar a passagem do óvulo ou do espermatozóide, além de provocar alterações no endométrio, bloqueando a implantação do óvulo.
O que o excesso de levonorgestrel causa?
Aumento de peso, icterícia, elevação da pressão arterial, elevação do colesterol, elevação da glicemia, gestação ectópica.
Quantos dias tem que tomar levonorgestrel?
1ª opção – Utilizar 1 comprimido de 1,5mg via oral ou 2 comprimidos de 0,75mg de uma só vez, num período de até 5 dias após a relação sexual. 2ª opção – Utilizar 1 comprimido de 0,75mg via oral de 12/12 horas, num período de até 5 dias após a relação sexual.
Como funciona a pílula do dia seguinte levonorgestrel?
Como funciona A pílula do dia seguinte atua inibindo ou adiando a ovulação, dificultando a entrada do espermatozoide no útero e possivelmente na maturação do oócito. Além disso, pode alterar os níveis hormonais após ovulação, mas é possível que atue também de outras formas.
Quando deve ser administrado o levonorgestrel?
- O comprimido de levonorgestrel deve ser administrado por via oral o mais breve possível após a relação sexual desprotegida, não ultrapassando 72 horas, pois ocorre diminuição da eficácia significativa quando há demora para tomar o comprimido.
Quais as contraindicações do levonorgestrel?
- Quais as contraindicações do Levonorgestrel? Levonorgestrel não deve ser utilizado quando houver sangramento genital anormal ou de origem desconhecida ou quando há hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Levonorgestrel não deve ser administrado em casos de gravidez confirmada ou suspeita. Categoria de risco na gravidez: X.
Por que o levonorgestrel aumenta o risco de câncer de mama?
- Dados disponíveis demonstram que Levonorgestrel não aumenta o risco de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa com idade inferior a 50 anos.