O que é exercício regular de um direito reconhecido?
Índice
- O que é exercício regular de um direito reconhecido?
- O que é em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito?
- São hipóteses legais de inexigibilidade de conduta diversa?
- Qual a diferença entre estrito cumprimento do dever legal?
- O que é agir em estrito cumprimento do dever legal?
O que é exercício regular de um direito reconhecido?
Na definição de Guilherme de Souza Nucci “é o desempenho de uma atividade ou prática de uma conduta autorizada por lei, que torna lícito um fato típico”. ... Aquele que exerce um direito autorizado pelo ordenamento jurídico não pode ter sua conduta considerada ilícita.
O que é em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito?
Em Direito Penal, estrito cumprimento de dever legal é a prática de um fato típico sem antijuridicidade, por um agente público, exatamente para assegurar o cumprimento da lei.
São hipóteses legais de inexigibilidade de conduta diversa?
São estas as hipóteses de inexigibilidade de conduta diversa: (a) estado de necessidade exculpante; (b) coação moral irresistível; (c) obediência hierárquica, (d) impossibilidade de dirigir as ações conforme a compreensão da antijuridicidade e (e) outras causas supralegais.
Qual a diferença entre estrito cumprimento do dever legal?
O estrito cumprimento de dever legal é uma dessa causas justificadoras. Portanto, sua natureza jurídica é a de "causa excludente de ilicitude", que significa que, embora praticando um fato típico, a conduta do agente será lícita, se tiver agido em "estrito cumprimento do dever legal".
O que é agir em estrito cumprimento do dever legal?
O estrito cumprimento do dever legal é uma causa excludente de ilicitude que ocorre em casos de funcionários públicos (ou agentes particulares que exercem funções públicas), os quais em determinadas situações são obrigados a violar bem jurídico de indivíduos pelo estabelecimento de um dever legal.