O que é fator C Dentística?
O que é fator C Dentística?
O fator C é a razão entre a área das superfícies aderidas sobre a área das superfícies livres. O fator C deve ser o menor possível para que o material seja capaz de fluir durante a polimerização, amenizando a competição entre as tensões de contração e a resistência adesiva dente-resina 4.
Quanto menor o fator C maior e o grau de polimerização da resina composta?
menor o fator C da cavidade, maior a possibilidade de dissipação de tensões geradas pela contração de polimerização e melhor a previsibilidade de sucesso da restauração. maior o fator C da cavidade, mais incrementos deverão ser utilizados para evitar a contração de polimerização.
Quando começou a ser utilizada a resina composta?
- Na realidade, a resina composta começou a ser utilizada com essa finalidade de restaurar os dentes em meados de 1950,a partir de então, diversas pesquisas, estudos e avanços foram feitos para que essa prática pudesse ser cada vez mais aprimorada e utilizada.
Quais são as resinas compostas convencionais?
- Média viscosidade – são consideradas as resinas compostas convencionais, sendo indicadas para situações mais comuns e são fáceis de manipular. Alta viscosidade – também conhecidas como condensáveis ou compactáveis, essas resinas são mais rígidas do que as outras duas e tem boa aderência.
Que tipo de resina tem baixa viscosidade?
- Baixa viscosidade – também conhecidas como fluidas ou “flow”, esse tipo de resina apresenta baixa viscosidade. Sendo as mais comuns e, geralmente, indicadas para regiões de difícil acesso, por espalharem mais rápido e sem aprisionar bolhas.
Por que o fator c é importante?
- Outro fato importante é que ambos os adesivos mostraram uma força de união menor nas amostras feitas em cavidades do que nas amostras de áreas planas isso significa o que clinicamente? Significa que O Fator C é importante independente do sistema adesivo que você esteja empregando. Assim, cuidado com esse estresse gerado.