Qual a finalidade do exame Hepatograma?
Qual a finalidade do exame Hepatograma?
Chamamos de hepatograma o conjunto de elementos dosados no sangue que fornecem indicações sobre o funcionamento do fígado e das vias biliares.
Como fazer o Hepatograma?
O hepatograma consiste em dosar as seguintes substâncias: 1. Aspartato aminotransferase (AST) e alanina aminotransferase (ALT), antigamente chamadas de transaminase glutâmica oxalacética (TGO) e transaminase glutâmica pirúvica (TGP), respectivamente. AST ajuda a metabolizar aminoácidos.
Como é feito o exame TGO TGP?
A dosagem de TGO e TGP é realizada no soro (parte líquida do sangue) e a faixa de normalidade pode variar de acordo com a metodologia utilizada. Já a TGP pode variar em média entre 7 a 56 unidades por litro de soro.
Como é feito o exame de ureia?
O exame é feito a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue, que é enviado ao laboratório para análise. Para o teste de ureia não é necessário estar de jejum ou realizar qualquer outro preparo. Já para avaliar a creatinina, é preciso realizar um jejum mínimo de três horas.
Quais são os exames de função hepática?
- Também chamado de provas de função hepática, esse conjunto de exames de sangue é rotineiramente composto por: bilirrubinas, fosfatase alcalina, aminotransferases, albumina e tempo de protrombina. Ajuda no diagnóstico de lesão hepática resultante de múltiplas causas.
Como é feito o exame de hemorragias?
- Esse exame é solicitado principalmente antes de cirurgias para que seja avaliado o risco do paciente sofrer hemorragias durante o procedimento, por exemplo, e envolve o tempo de sangramento, tempo de protrombina, tempo de tromboplastina parcial ativado, tempo de trombina e avaliação da quantidade de plaquetas.
Quais são os exames de sangue?
- Ele rotineiramente é composto pelos seguintes exames: bilirrubinas (total, direta e indireta), fosfatase alcalina, aminotransferases (TGO ou AST e TGP ou ALT), albumina e tempo de protrombina. 2 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo.
Como é possível ter uma doença hepática crônica?
- É importante salientar que é perfeitamente possível ter uma doença hepática crônica e possuir transaminases normais. Isso é muito comum em pessoas com hepatite C crônica, por exemplo. Portanto, a ausência de alterações na TGO e TGP não descarta doenças do fígado. A LDH é uma enzima presente em vários tecidos do corpo.