O que é controle de constitucionalidade das leis?
Índice
- O que é controle de constitucionalidade das leis?
- O que é controle judicial de constitucionalidade?
- Qual o sistema de controle de constitucionalidade do Brasil?
- Quem exerce o controle de constitucionalidade?
- Qual a constitucionalidade da Constituição?
- Qual o controle de constitucionalidade no direito norte-americano?
- Qual a inconstitucionalidade da lei federal ou estadual?
O que é controle de constitucionalidade das leis?
Introdução. Controle de Constitucionalidade nada mais é do que uma relação de parametricidade, uma análise de compatibilidade e adequação, formal ou material, entre leis ou atos normativos frente a Constituição Federal, consistindo justamente na aferição da validade das normas face ao texto constitucional.
O que é controle judicial de constitucionalidade?
Entende-se que o Controle de Constitucionalidade trata-se de mecanismos criados para proteger a sistematização da supremacia constitucional, ou seja, formas usadas na identificação de normas infraconstitucionais que contrariem a Constituição, impedindo sua eficácia no caso concreto ou ainda fazendo cessar sua vigência.
Qual o sistema de controle de constitucionalidade do Brasil?
No Brasil, existem cinco espécies de controle concentrado de constitucionalidade: a Ação declaratória de constitucionalidade (ADC), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADI por omissão), a Ação Direta Interventiva (ou Representação Interventiva) e a Arguição ...
Quem exerce o controle de constitucionalidade?
- A espécie de controle denominada como concentrado ou abstrato tem dois elementos distintivos: (i) o órgão ou entidade a quem é dirigido o pedido; e (ii) o objeto sobre o qual recai a apreciação judicial. O destinatário que exercerá o controle de constitucionalidade é único, um órgão de cúpula ou até um ente paralelo às demais funções constituídas.
Qual a constitucionalidade da Constituição?
- A Constituição é referencial de validade dos atos jurídicos editados ou recepcionados [8], existindo o controle de constitucionalidade justamente para afirmar a supremacia constitucional mediante invalidação daqueles atos que conflitarem com o Texto Maior [9]. Ratificando o exposto, segue ensinamento de MÁRCIO AUGUSTO DE VASCONCELOS DINIZ:
Qual o controle de constitucionalidade no direito norte-americano?
- O controle de constitucionalidade no direito norte-americano, consolidando-se e transferiu-se para o mundo a partir da decisão da Suprema Corte no caso Marbury v.
Qual a inconstitucionalidade da lei federal ou estadual?
- Declarada pelo STF a inconstitucionalidade da lei ou ato normativo federal ou estadual, essa decisão se dá erga omnes, isto é, alcança a todos e ex tunc, o que quer dizer que a lei é extirpada do sistema jurídico, como se nunca tivesse existido. O processo para o julgamento dessa ação está regulado na Lei 9.868/99, de .