adplus-dvertising

Por que Platão afirmava que o belo e objetivo?

Índice

Por que Platão afirmava que o belo e objetivo?

Por que Platão afirmava que o belo e objetivo?

2. Por que Platão afirmava que o belo é objetivo. R: porque ele acreditava que o belo está ligado à uma essência universal e não depende de quem observa, pois está contido no próprio objeto, na criação.

O que é beleza como valor objetivo?

Temos o belo objetivo, que é belo criado pelo senso comum, no corpo humano por exemplo, a cor dos olhos, cor do cabelo, formato do rosto. ... De forma brusca, o belo objetivo seria um padrão formado e o belo subjetivo seria o que você, individualmente, acha bonito.

Qual é a ética de Platão?

  • Na filosofia de Platão, a ética implica compreensão do Bem universal de tal modo que o sujeito, inspirado pela força deste Bem, consegue suplantar o excesso. Assim se articulam, na ética de Platão, o Belo e o Bom, pois uma forma é bela se ela constitui em si mesma um todo perfeitamente harmonioso. O Belo é, então, a forma manifesta do Bem.

Qual a relação entre o belo e o bom?

  • O Belo e o Bom refletem a vida em perfeito equilíbrio. Ao refletir sobre o tipo de existência que possa representar uma vida ética, isto é, a vida daquele que busca o equilíbrio, a ética platônica busca uma articulação entre o Belo e o Bom.

Como se articulam o belo e o bom?

  • Assim se articulam, na ética de Platão, o Belo e o Bom, pois uma forma é bela se ela constitui em si mesma um todo perfeitamente harmonioso. O Belo é, então, a forma manifesta do Bem. A beleza implicada na ideia de harmonia. O sujeito moral será aquele capaz de tomar consciência do Bem e de harmonizar-se internamente.

Postagens relacionadas: