Como funciona o Programa Farmácia Popular do Brasil?

Como funciona o Programa Farmácia Popular do Brasil?
Nesta modalidade, o governo assume parte do valor do medicamento, enquanto o cidadão paga o valor restante. Isto é resultado de uma parceria entre algumas farmácias e redes privadas do país. O cálculo baseia-se nos valores de referência de cada princípio ativo, definidos previamente pelo Ministério da Saúde.
Em que ano foi criado o programa Farmácia Popular?
em 2004 O Programa Farmácia Popular é uma inciativa do Ministério da Saúde e foi criado em 2004 com a modalidade rede própria (desmontada em 2017) e Aqui tem Farmácia Popular, parceria com farmácias privadas.
Qual é a Farmácia Popular do Brasil?
- O Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais que são disponibilizados a um baixo custo.
Como funciona a Farmácia Popular?
- Pensando nisso, foi criado o programa Farmácia Popular, que permite que todos os participantes do SUS possam obter medicamentos e fraldas geriátricas com até 90% de desconto ou até mesmo de graça em uma das 31 mil farmácias privadas espalhadas pelo Brasil, facilitando o acesso aos medicamentos tão necessários para a sua sobrevivência.
Qual a política da Farmácia Popular?
- O Farmácia Popular exerce uma atividade que antes de sua criação era praticada apenas pela iniciativa privada, embora sempre tenha sido um serviço de saúde pública. O Programa está inserido numa política maior, a Política de Assistência Farmacêutica. Essa é uma política do Governo Federal e não apenas do Ministério da Saúde.
Quais são as farmácias disponíveis no SUS?
- Na lista estarão disponíveis tanto os endereços dos estabelecimentos como os números de telefone da farmácia popular. Você também pode consultar as drogarias e farmácias cadastradas no seu celular ou tablet pelo aplicativo do SUS (DigiSUS) ou pelo site MeuDigiSUS.