Qual a função do Plasmalogênio?

Qual a função do Plasmalogênio?
Kling destacou que o plasmalogênio tem propriedades únicas, como a regulação das funções da membrana celular no cérebro e em outros sítios. Estes lipídios são importantes para a função sináptica, incluindo a liberação de neurotransmissores. E as alterações destas funções são típicas da doença de Alzheimer.
O que é Plasmalogenio?
Os plasmalogénios são fosfolípidos presentes nas membranas celulares que parecem ter relevância no estado de saúde e/ou doença nos humanos, dado as suas funções biológicas.
Porque os fosfolipídios são Anfifilicos?
Os fosfolipídios apresentam duas grandes “caudas” de ácidos graxos hidrofóbicas e uma “cabeça” hidrofílica (polar) que contém fosfato. Portanto, os fosfolipídios são moléculas anfipáticas (contém uma região hidrofílica e outra hidrofóbica). Esta configuração confere às membranas biológicas muitas de suas propriedades.
Qual é a função dos fosfolipídios?
Os fosfolipídios e as proteínas são considerados os principais componentes moleculares de uma membrana plasmática. Os fosfolipídeos possuem uma estrutura longa e complexa. Eles são lipídeos associados às moléculas de Fosfato. A sua principal função é manter a estrutura da membrana plasmática.
Para que serve o exame de fosfolipídios?
Esses exames são usados para detectar diversos anticorpos produzidos como uma resposta autoimune a fosfolipídios, que fazem parte da estrutura normal das membranas de todas as células do corpo e têm um papel importante na coagulação do sangue.