adplus-dvertising

Quais são os recursos Cartograficos?

Índice

Quais são os recursos Cartograficos?

Quais são os recursos Cartograficos?

Alguns instrumentos utilizados na determinação da orientação cartográfica são a Rosa dos Ventos, a Bússola e o aparelho de GPS. Projeções Cartográficassão o sistema de representação da Terra, que é geoide e quase arredondada, em um plano, de forma que sempre haverá distorções.

Como é utilizada a cartografia?

  • A cartografia permite também a espacialização de informações geográficas úteis para tomadas de decisões na esfera polícia, gestão e planejamento e para o desenvolvimento de estratégias de caráter político, social ou econômico. Para tal, são utilizados os mapas: Veja também: Afinal, a Terra é mesmo redonda?

Como a cartografia pode ser dividida?

  • A cartografia pode ser dividida em duas grandes áreas: Cartografia sistemática: ramo da cartografia dedicado à representação das características físicas da superfície terrestre, e por essa razão é também chamada de cartografia topográfica.

Quais são os símbolos cartográficos para o mapa?

  • Alguns símbolos cartográficos e suas legendas são padronizados para todos os mapas, como o azul para designar a água e o verde para indicar uma área de vegetação, entre outros. Orientação – é a determinação de ao menos um dos pontos cardeais, importante para representar a direção da área de um mapa.

Quando começou a produção de mapas?

  • A produção de mapas ocorre desde a pré-história, antes mesmo do surgimento da escrita. Sua confecção se dava em placas de argila suméria e papiros egípcios.

Postagens relacionadas: