adplus-dvertising

Qual o impacto ambiental decorrente da extração da areia?

Índice

Qual o impacto ambiental decorrente da extração da areia?

Qual o impacto ambiental decorrente da extração da areia?

MATTOS e LOBO (1992) enumeram danos ambientais decorrentes da extração de areia, quais sejam: desmatamento de APPs para implantação de caixas, pátios e acessos; taludes e aterros para a implantação de caixas; erosões e assoreamento; ruídos na operação de dragas; turbidez e contaminação da água por óleo combustível, ...

O que pode ser feito para minimizar os impactos ambientais e sociais causados pela mineração?

Para minimizar os impactos ao meio ambiente, o setor de mineração deve levar em consideração: Racionar o uso de água; Medidas para reduzir a quantidade de resíduos gerados.

Como extrair areia dos rios?

A extração de areia normalmente é conduzida por meio de dois tipos de operações de lavra dependendo do tipo de depósito: desmonte hidráulico ou dragagem hidráulica em leitos submersos. A relação do método de lavra com o tipo de depósito mineral pode ser visualizada na Tabela 3.1.

Onde se extrai areia?

A areia é conceituada na indústria como um bem mineral constituído predominantemente por quartzo de granulação fina e pode ser obtida a partir de depósitos de leitos de rios e planícies aluviais, rochas sedimentares e mantos de alteração de rochas cristalinas.

Como registrar uma área para extração de areia?

Extração mineral – Documentos necessários para solicitação de Licença Prévia

  1. Impresso denominado “Solicitação de” – devidamente preenchido e assinado.
  2. Comprovante de Pagamento do Preço de Análise, devidamente recolhido, ou, se isento, comprovação da condição de isenção de acordo com a legislação vigente.

O que podemos fazer com a areia retirada leitos dos rios?

A areia retirada dos leitos dos rios é utilizada para diversos fins, principalmente no campo da construção civil, pois é usada junto aos cimentos, reduzindo o custos das obras e agregando resistência.

Postagens relacionadas: