O que é Creatinofosfoquinase alta pode causar?
O que é Creatinofosfoquinase alta pode causar?
CPK é a sigla para a creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares do corpo, como o cérebro, o pulmão ou o coração. Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular.
Quais são as causas da CPK elevada?
- São várias as causas de CPK elevada, ... Esclerose Lateral Amiotrófica: Há um pequeno aumento nos níveis de CPK em pouco mais da metade dos casos;
Qual é o exame de CPK?
- O exame de CPK serve como marcador inicial de lesão cardíaca observada no infarto agudo do miocárdio e em algumas doenças da musculatura esquelética. Todo exame deve ser mostrado para o/a profissional que o solicitou para completar a avaliação.
Por que o CPK é diminuído?
- Já em situações de perda de massa muscular, doenças hepáticas alcoólicas, doenças do tecido conjuntivo, artrite reumatoide, pacientes idosos e em terapia com esteroides, os níveis de CPK ficam diminuídos. O exame de CPK serve para diagnosticar lesões e doenças da musculatura esquelética e também infarto agudo do miocárdio.
Quais são os níveis séricos de CPK?
- Seus níveis séricos podem estar diminuídos em situações nas quais ocorra perda de massa muscular, nas hepatopatias alcoólicas, gravidez ectópica, doenças do tecido conjuntivo, artrite reumatoide, em pacientes idosos e acamados e na terapia com esteroides. O repouso noturno diminui em 10 a 20% os níveis de CPK.