O que é canal óptico?
Índice
- O que é canal óptico?
- Onde se localiza o canal óptico?
- O que passa pelo forame óptico?
- Qual a função do nervo óptico do olho humano?
- Onde está localizado o osso nasal?
- Onde está localizado o Esfenoide?
- Qual a estrutura que passa pelo forame lacerado?
- Qual a espessura do canal óptico?
- Como funciona o trato óptico?
- Qual a diferença entre a fissura orbital inferior e o canal óptico?
- Como o nervo óptico pode causar problemas de visão?
O que é canal óptico?
O que é: um canal ósseo, situado na pequena asa do osso esfenoide, onde passam o nervo óptico, a artéria oftálmica e os nervos simpáticos.
Onde se localiza o canal óptico?
O canal óptico situa-se no ápice, e dá passagem ao nervo óptico e à artéria oftálmica.
O que passa pelo forame óptico?
Localização: parede lateral e inferior da órbita. O que passa: Nervo Maxilar, Artéria e Veia Infra-orbital.
Qual a função do nervo óptico do olho humano?
A função dele é captar informações vindas dos cones e bastonetes da Retina que visualizam objetos através da luz projetada neles, ou seja, trata-se de uma função sensitiva. É desta forma que o cérebro humano capta cores, formas e tamanhos e traduzem estas informações para que o indivíduo possa enxergar.
Onde está localizado o osso nasal?
Os ossos nasais são dois pequenos ossos finos que variam significativamente de tamanho e forma conforme a origem da pessoa e sua idade. Eles estão dispostos lado a lado (geminados) na porção média e superior da face, e formam, através de sua união, "a ponte" do nariz.
Onde está localizado o Esfenoide?
O esfenóide é um osso complexo situado na base do crânio. Sua porção central, o corpo do esfenóide, é constituída por tecido ósseo esponjoso, em que os espaços medulares estão preenchidos basicamente por tecido adiposo (daí o característico hipersinal na ressonância magnética de crânio).
Qual a estrutura que passa pelo forame lacerado?
O forame jugular é uma abertura na base do crânio que permite a passagem, na parte anterior, dos nervos cranianos glossofaríngeo, vago e acessório e, na parte posterior, da veia jugular interna, principal via de drenagem sanguínea do cérebro.
Qual a espessura do canal óptico?
- No canal óptico encontra-se a parte intracanalicular do nervo óptico. O canal óptico forma-se na asa menor do osso esfenoide. Existe uma variabilidade significativa na espessura das paredes do canal óptico, de tal modo que a espessura aumenta de medial para lateral e de superior para inferior.
Como funciona o trato óptico?
- O feixe temporal direito é transferido para o hemisfério esquerdo e o feixe nasal esquerda segue o mesmo trato óptico. O trato óptico é o conjunto de fibras dos feixes nervosos reorganizados que estão desde o quiasma até a região do corpo geniculado lateral (núcleo talâmico que recebe as fibras visuais).
Qual a diferença entre a fissura orbital inferior e o canal óptico?
- A fissura orbital inferior é uma exceção, e possui somente a asa maior do osso esfenóide e a maxila definindo suas margens, e não o osso etmoide. As fissuras orbitais superior e inferior e o canal óptico são marcos que atualmente estão sendo revisados. O canal óptico é muito menor que os outros dois marcos, e é considerado o mais superior dos três.
Como o nervo óptico pode causar problemas de visão?
- Como o nervo óptico é o canal entre os olhos e o cérebro, qualquer problema associado a ele pode causar problemas de visão. A hipoplasia do nervo óptico é uma condição que ocorre quando o nervo óptico não se desenvolve totalmente durante a gravidez. Isso pode causar comprometimento da visão leve a grave em um ou ambos os olhos.