Quais estruturas passam pela fissura orbital superior?
Índice
- Quais estruturas passam pela fissura orbital superior?
- Qual nervo passa pela fissura orbital inferior?
- Qual osso delimita a fissura orbital superior e inferior?
- Onde se localiza a fissura orbital superior?
- Qual o conteúdo vascular da fissura orbital superior?
- O que é fissura no crânio?
- Quais cavidades cranianas comunica a fissura orbitária superior?
- Qual a diferença entre a fissura orbital inferior e o canal óptico?
- Quais os forames e fissuras do crânio?
- Quais são os fatores importantes sobre a órbita da parede superior?
- Quais são as aberturas internas da órbita?

Quais estruturas passam pela fissura orbital superior?
Entre o corpo e as asas maior e menor existe uma grande abertura, conhecida como fissura orbital superior, por onde numerosos nervos e vasos cursam (→ veia oftálmica superior, nervo oftálmico e seus ramos, nervo abducente, nervo oculomotor, nervo troclear).
Qual nervo passa pela fissura orbital inferior?
A fissura orbitária inferior cursa entre a asa maior do osso esfenoide, a maxila e a porção orbital dos ossos palatinos. Ela abriga a divisão maxilar do nervo trigêmeo (NC V/II), o nervo zigomático e os vasos infraorbitários.
Qual osso delimita a fissura orbital superior e inferior?
O osso esfenoide (do latim sphenoidale) é um osso situado na base do crânio anteriormente aos processos jugular e basilar do osso occipital.
Onde se localiza a fissura orbital superior?
A fissura orbitária superior é uma fenda que se comunica com a fossa média do crânio e localiza-se entre a asa maior e menor do esfenóide, na região posterior da órbita.
Qual o conteúdo vascular da fissura orbital superior?
O conteúdo desta fissura consiste no terceiro, quarto e sexto nervos cranianos, na primeira divisão do quinto nervo craniano e em veias oftálmicas superiores. O ápice orbitário contém a fissura orbitária superior e o forame óptico.
O que é fissura no crânio?
A fratura craniana é qualquer tipo de fratura que aconteça em um dos ossos do crânio, que é mais comum após uma forte pancada na cabeça ou devido a uma queda de grande altura.
Quais cavidades cranianas comunica a fissura orbitária superior?
No ângulo súpero-externo acha-se a fissura orbital superior (por vezes denominada de fenda esfenoidal) que comunica a órbita com a fossa craniana média e dá passagem à maioria dos elementos vásculo-nervosos orbitais (nervos III, IV, V e VI, a raiz simpática do gânglio ciliar e as veias oftámicas).
Qual a diferença entre a fissura orbital inferior e o canal óptico?
- A fissura orbital inferior é uma exceção, e possui somente a asa maior do osso esfenóide e a maxila definindo suas margens, e não o osso etmoide. As fissuras orbitais superior e inferior e o canal óptico são marcos que atualmente estão sendo revisados. O canal óptico é muito menor que os outros dois marcos, e é considerado o mais superior dos três.
Quais os forames e fissuras do crânio?
- Abaixo os forames e fissuras do crânio encontram-se agrupados pelos ossos que os contém. O forame cego pode ser encontrado entre o osso frontal e o osso etmoide, e nele cursa a veia emissária da cavidade nasal para o seio sagital superior.
Quais são os fatores importantes sobre a órbita da parede superior?
- Fatos importantes sobre a órbita Paredes Superior (teto): osso frontal, asa menor ... Aberturas Forame supraorbital - nervo e artéria su ... Articulaçoes Sutura frontomaxilar (osso frontal e max ... Nota clínica Fratura em explosão, osteomielite, osteo ...
Quais são as aberturas internas da órbita?
- As seis aberturas internas estão situadas nas paredes posterior e medial da órbita. As aberturas posteriores são limitadas pelas asas maior e menor do osso esfenóide e pelo osso etmoide. A fissura orbital inferior é uma exceção, e possui somente a asa maior do osso esfenóide e a maxila definindo suas margens, e não o osso etmoide.