O que acontece quando a luz atravessa um prisma?

O que acontece quando a luz atravessa um prisma?
Quando a luz branca atravessa um prisma ocorre o fenômeno da dispersão. ... O que ocorre é que quando a luz se propaga e muda de um meio para outro de densidade diferente, as ondas de diferentes frequências tomam diversos ângulos na refração, e por isso surgem diversas cores.
O que acontece com um feixe de luz branca ao atravessar um prisma?
Quando a luz está se propagando no ar e atinge um prisma de vidro, por exemplo, sua velocidade muda para outro valor, que é menor do que quando estava se propagando no ar. Esse fenômeno também é o responsável pela formação do arco íris.
Como ocorre a dispersão da luz sobre um prisma?
- Vimos também que quando a luz incide sobre uma das faces de um prisma, sofrerá duas refrações. Sendo assim, quando uma luz policromática (duas ou mais cores) incide sobre um prisma ocorre o fenômeno que conhecemos como dispersão da luz, ou seja, ocorre o fenômeno idêntico ao que forma o arco-íris.
Qual a decomposição da luz branca?
- Decomposição da luz branca em várias cores (arco-íris) foi demonstrada em experiência de Isaac Newton por meio de um prisma. Ouvir: Dispersão da luz branca - Brasil Escola 0:00
Qual a dispersão dos raios de luz branca?
- A dispersão dos raios de luz branca é responsável pelo espectro de luzes coloridas que aparece, por exemplo, pela passagem dessa luz por gotículas de água ou por um prisma e cristal trigonal. a) I e III. b) II e IV.
Como compreender a refração da luz branca?
- Caso queira compreender mais sobre esse fenômeno óptico, confira o nosso artigo: Refração. Pelo fato de a luz branca ser composta por diferentes frequências de luz, e o índice de refração ser diferente para cada uma dessas frequências, o desvio angular da luz também será diferente para cada uma delas.