O que os médicos falam sobre o coletor menstrual?

O que os médicos falam sobre o coletor menstrual?
No Brasil, o produto tem a aprovação de muitas mulheres, mas ainda é pouco divulgado e alguns médicos preferem ser cautelososna prescrição. Quem já o utiliza, afirma que o produto é confortável após um certo período de adaptação, econômico e ecologicamente correto.
O que os ginecologistas pensam sobre coletor menstrual?
“O uso do coletor faz com que a mulher se sinta mais confortável. Ele não abafa a vulva nem a flora vaginal, além de manter a temperatura e a umidade da região íntima.”
Quem é contra o coletor menstrual?
- A ginecologista Isa Maria de Mello é contra o uso do coletor menstrual. Para ela, não existem justificativas para reaproveitar algo que é colocado dentro do corpo. ;É anti-higiênico. Na era moderna, não faz sentido reaproveitar algo, se posso jogar fora.
Será que o coletor menstrual pode causar cólica?
- O coletor menstrual pode causar cólica? Não. Não há estudos que associem o uso do coletor menstrual com aumento de cólicas. O que pode ocorrer é a paciente sentir dor abdominal/vaginal ou até mesmo cólicas se o dispositivo for colocado ou retirado de forma incorreta.
Como higienizar o coletor menstrual?
- O coletor menstrual deve ser retirado, esvaziado e higienizado a cada 6 a 12 horas. A quantidade exata de tempo vai depender da intensidade do fluxo menstrual de cada mulher. Quanto mais leve for o fluxo, mais horas ela pode ficar com o “copinho”. 4) Como higienizar corretamente o coletor menstrual?
Como retirar o coletor menstrual?
- Para retirar o coletor menstrual, basta comprimir e puxar o copo, removendo o vácuo, e fazer um pouco de força como se fosse urinar ou evacuar, relaxando o períneo. A retirada pode ser feita na hora do banho, quando a paciente pode aproveitar o momento para lavar o coletor com água e sabão neutro.