Quando o lúpus ataca o coração?

Quando o lúpus ataca o coração?
O lúpus pode causar bloqueios nas artérias cardíacas (doença arterial coronariana ou DAC), vazamento de válvulas cardíacas, irritação da camada externa do coração e até insuficiência cardíaca.
O que é lúpus no coração?
O Lúpus é uma doença autoimune, de origem desconhecida, caracterizada por inflamação de múltiplos órgãos, como coração, rins, cérebro, fígado, pulmões, articulações, músculos e pele.
Quem tem LES tem mais problemas de coração ou de câncer?
11. – Quem tem LES tem mais problemas de coração ou de câncer? Sim. À semelhança de várias outras doenças inflamatórias, pessoas com LES tendem a ter mais doenças cardiovasculares.
O que o lúpus pode causar no cérebro?
Em alguns casos, o lúpus pode danificar as células do cérebro, levando diretamente a problemas cognitivos. No entanto, na maioria dos casos, outros fatores podem influenciar para que o paciente desenvolva este estado, incluindo fadiga, estresse e depressão.
Qual a causa para o lúpus?
- Não existe causa conhecida para o Lúpus e não existe cura para esta enfermidade. É uma patologia crónica, ainda que existam fases inativa e fases reativas. Pode afetar muitos órgãos e sistemas diferentes e existir formas muito diversas da doença. De facto, os sintomas variam de doente para doente e até, no mesmo doente, de período para período.
Por que o lúpus não se transmite?
- Ao contrário de boatos, o lúpus não é uma doença contagiosa, ou seja, não se pega, não se transmite. O lúpus geralmente é desenvolvido por conta do sistema imunológico, que produz anticorpos que atacam o próprio corpo.
Por que o lúpus é autoimune?
- Lúpus (CID 10 - M32) é uma doença inflamatória e autoimune que pode afetar múltiplos órgãos e tecidos, como pele, articulações, rins, cérebro e outros órgãos, causando fadiga, febre e dor nas articulações. Seu nome científico é lúpus eritematoso sistêmico (LES). O que são doenças autoimunes?
Qual o número de pessoas com lúpus no Brasil?
- Lúpus no Brasil. No Brasil, não dispomos de números exatos, mas as estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.