O que o medo nos ensina?

O que o medo nos ensina?
O medo é um sentimento de proteção e alerta diante do perigo. Quando o perigo não é real, o medo se converte em algo patológico. Ainda assim, continua sendo uma emoção que nos ensina algo profundo sobre nós mesmos. Se soubermos identificá-lo, podemos vencer esse medo e conseguir nos conhecer mais profundamente.
Porque o medo é ruim?
Afinal, o medo costuma nos afastar de situações potencialmente perigosas e que representem ameaça para a nossa sobrevivência. No entanto, em excesso, o sentimento do medo pode atrapalhar a vida de qualquer pessoa, no aspecto relacional, social e psicológico.
Porque o medo é importante?
O medo é um estado de alerta extremamente importante para a sobrevivência humana. Uma pessoa sem medo nenhum pode se expor a situações extremamente perigosas, arriscando a própria vida, sem medir as possíveis consequências trágicas de seus atos.
Como enfrentar o medo?
Para lidar com esse medo, em vez de evitá-lo, exponha-se a ele de forma controlada, quando se sentir em segurança. Faça um exercício: imagine-se em lugares fechados, veja fotografias de ambientes fechados e preste atenção ao seu comportamento.
Quando o medo passa a ser um problema?
A ansiedade atinge quase 10% dos brasileiros, causando um sentimento indefinido e desagradável de medo e apreensão devido a um perigo desconhecido. Quando é exagerada, torna-se um problema patológico que pode prejudicar bastante a qualidade de vida.
Quando o medo deixa de ser saudável?
Quando a pessoa passa a evitar o contato com lugares, com pessoas, com experiências novas e, até mesmo, com os próprios sonhos e desejos, provavelmente o medo, considerado saudável, já se transformou em patológico.
Qual o motivo do medo?
- A princípio, o medo é um instinto natural dos seres vivos. Os estímulos cerebrais que surgem a partir da sensação faz com que os músculos do corpo de contraiam. Isso porque o acúmulo de estresse gera substâncias que afetam diretamente nos batimentos cardíacos.
Qual é o primeiro tipo de medo?
- O primeiro tipo de medo é o temor de Deus. Esse tipo de medo não é necessariamente um medo que significa ter medo de algo. Ao invés disso, é um temor respeitoso de Deus; uma reverência pelo Seu poder e glória. Esse tipo de medo também é um respeito adequado à Sua ira.
Qual o segredo para superar o medo?
- O segredo para superar o medo, então, é confiança total e completa em Deus. Confiar em Deus é uma recusa de se entregar ao medo. É voltar-se a Deus mesmo nos tempos de escuridão e confiar que Ele vai consertar as coisas. Essa confiança vem de conhecer a Deus e saber que Ele é um Deus bom que quer apenas dar aos Seus filhos coisas boas.
Como vencer o medo?
- Na verdade, o medo é ensinado às crianças como uma forma de ameaça na tentativa de dominar seu comportamento. Por isso, o medo se torna uma doença que deve ser combatida e tratada antes que prejudique a pessoa. Como vencer o medo?