adplus-dvertising

O que pode alterar o cortisol?

Índice

O que pode alterar o cortisol?

O que pode alterar o cortisol?

Alés do estresse, outros fatores também podem alterar o nível de cortisol no sangue, como o uso de remédios corticoides por mais de 15 dias corridos, disfunção das glândulas adrenais e tumores cerebrais. Para manter o nível do cortisol em dia é essencial reduzir o desgaste, caso este seja o agente causador.

Quais são os sintomas da falta de cortisol?

  • Falta de energia e fadiga; Pressão baixa. Cada um dos sintomas depende da produção de cortisol no organismo, pois o hormônio faz parte das funcionalidades biológicas do corpo. Nesse sentido, quando há a presença desses sintomas, é recomendado o uso de corticoides para manter os níveis hormonais em equilíbrio.

Qual a causa do excesso de cortisol no sangue?

  • O uso de remédios corticóides, como prednisona ou dexametasona, por mais de 15 dias é a forma mais comum de excesso de cortisol no sangue, no entanto outras causas são: Estresse crônico e o sono irregular: podem desregular a produção do cortisol e causar o seu aumento no organismo;

Por que o cortisol aumenta?

  • O cortisol, ou hidrocortisona, é um hormônio produzido pela glândula suprarrenal. Ele serve para aumentar o nível de açúcar no sangue e tem o inconveniente de diminuir a formação óssea e causar alguns problemas, como o sobrepeso. Quando o cortisol aumenta, essa condição é conhecida como hipercortisolismo ou Síndrome de Cushing.

Qual a causa do aumento crônico de cortisol?

  • Fragilidade na pele, aumentando feridas, manchas na pele e estrias, por diminuir o colágeno e reduzir o efeito de cicatrização do corpo. O nome dessas alterações causadas pelo aumento crônico de cortisol é síndrome de Cushing.

Postagens relacionadas: