adplus-dvertising

Qual a importância do exame de hemoglobina glicada?

Índice

Qual a importância do exame de hemoglobina glicada?

Qual a importância do exame de hemoglobina glicada?

O exame de hemoglobina glicada mede a quantidade de glicose no sangue e serve tanto para acompanhar pacientes portadores da condição, pois aponta se o controle glicêmico (consumo médio de açúcar) foi ou não eficaz num período anterior de 90 dias (que é o tempo de vida da molécula), quanto para descobrir novos casos.

Qual a importância da hemoglobina glicada como marcador clínico do diabetes?

De acordo com a Associação Americana de Diabetes (2010), a hemoglobina glicada (HbA1c) é o método recomendado para detecção de diabetes, devido à possibilidade de monitoramento do controle glicêmico por um período maior que a glicemia sanguínea e por sofrer pequenas alterações e oscilações, possibilitando acompanhar os ...

Como fazer o exame de hemoglobina glicada?

  • Para realizar o exame de hemoglobina glicada o jejum não é necessário. O exame de hemoglobina glicada não exige nenhum tipo de preparo prévio. O exame não possui contraindicações. O tempo de duração é curto, levando de 5 a 10 minutos para a coleta.

Quais são os valores de referência para a hemoglobina glicada?

  • Conheça mais sobre os exames que ajudam a diagnosticar a diabetes. Os valores de referência para a hemoglobina glicada podem variar de acordo com o laboratório, no entanto de forma geral os valores considerados são: Diabetes: Hb1Ac acima de 6,5% em dois exames realizados separadamente.

Como ocorre a glicação da hemoglobina?

  • Como o processo de glicação da hemoglobina é irreversível, isso significa que uma vez glicada, a hemoglobina assim permanecerá até ser destruída. Quanto mais elevada for a glicemia, maior será a formação de hemoglobina glicada.

Qual é a hemoglobina?

  • A hemoglobina é uma proteína localizada nos glóbulos vermelhos do sangue, responsável por transportar oxigênio aos tecidos. Já a hemoglobina glicada é uma parte da hemoglobina ligada à glicose. Segundo o Ministério da Saúde, em 10 anos, o número de brasileiros com diabetes aumentou em 61,8%.

Postagens relacionadas: