adplus-dvertising

O que o cigarro provoca no intestino?

Índice

O que o cigarro provoca no intestino?

O que o cigarro provoca no intestino?

“Ao tragar o cigarro puxamos ar para os pulmões, mas também para o estômago e intestino, aumentando em muito os gases intestinais. Além disso, o tabaco irrita todo o aparelho digestivo aumentando o incômodo provocado pelos gases”, afirma o gastroenterologista Quelson Coelho Lisboa.

Quem tem síndrome do intestino irritável pode fumar?

Deve-se estimular uma mudança nos hábitos de vida como parar de fumar, evitar o uso abusivo de bebidas alcoólicas e a prática de exercícios físicos regularmente. Se a alteração de hábito intestinal é uma das queixas mais importantes, deve-se recomendar uma dieta rica em fibras (vide tabela abaixo).

Porquê o cigarro dá dor de cabeça?

A nicotina faz com que os vasos sanguíneos se contraiam. A constrição dos vasos sanguíneos em certas partes do cérebro e nas meninges (os tecidos protetores que cobrem o cérebro), leva à alteração da atividade cerebral associada aos sintomas da enxaqueca.

Será que o cigarro pode causar doenças gastrointestinais?

  • Cigarro pode causar doenças gastrointestinais - Foto: Getty Images. A resposta é não. A nicotina no sistema digestivo provoca a diminuição da contração do estômago, justamente dificultando a digestão. Entre ele e o esôfago há uma válvula muscular que impede que o líquido estomacal volte para o órgão anterior, o chamado refluxo.

Por que o cigarro faz mal para o estômago?

  • O cigarro faz mal para o estômago pois atrapalha a digestão, ... O que o cigarro faz no corpo também atinge os rins e o pâncreas, que podem desenvolver câncer.

Qual a causa do cigarro?

  • Além dos mais conhecidos malefícios para a saúde, como cansaço e falta de ar, ... Outra doença que o cigarro causa é a dilatação da aorta, a maior artéria do organismo.

Quais são os sintomas de abstinência ao cigarro?

  • Os primeiros sinais e sintomas de abstinência ao cigarro costumam surgir poucas horas após parar de fumar e são muito intensos nos primeiros dias, melhorando com o passar do tempo. Normalmente aparecem alterações de humor, raiva, ansiedade e apatia, além de também poder surgir dor de cabeça, cansaço, forte vontade de fumar novamente, ...

Postagens relacionadas: