adplus-dvertising

O que é sinestesia e qual é a sua função dentro dos textos?

Índice

O que é sinestesia e qual é a sua função dentro dos textos?

O que é sinestesia e qual é a sua função dentro dos textos?

A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo.

Em qual frase aparece a sinestesia?

Confira abaixo alguns exemplos de sinestesia na literatura: “E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frêmito alegre e doce.” (Eça De Queiros) “Por uma única janela envidraçada, (…) entravam claridades cinzentas e surdas, sem sombras.” (Clarice Lispector)

Qual a frase que apresenta sinestesia *?

- A visão fria da morte tomava conta de todos. - O cheiro doce da infância estava naquelas fotos. Como você deve ter notado, as expressões em destaque constroem seu sentido relacionando diferentes elementos sensoriais.

Quais são as figuras de linguagem?

  • Figuras de Linguagem. Figuras de Linguagem, também chamadas de figuras de estilo, são recursos estilísticos usados para dar maior ênfase à comunicação e torná-la mais bonita. Dependendo da sua função, elas são classificadas em: Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras.

Como conhecer as figuras de linguagem no ENEM e vestibulares?

  • Conhecer as figuras de linguagem pode ser decisivo não só na prova de Redação e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas também em outros cadernos, envolvendo as matérias de exatas e biológicas. Para facilitar a sua vida, fizemos uma lista com as figuras de linguagem que mais caem no Enem e vestibulares.

Quais são as figuras de linguagem do dia a dia?

  • “Dizei-me vós, Senhor Deus!” Nessa frase estamos invocando “Senhor Deus”, mas poderia ser qualquer outra pessoa ou sentimentos. É quando cometemos um exagero para expressar algo. Essas figuras de linguagem são bem presentes em falas do dia a dia. Exemplo de hipérbole: “Eu estou morrendo de fome”.

Qual a importância de reconhecer a linguagem?

  • A importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.

Postagens relacionadas: