O que eram os escravos de ganho e que tipo de atividades eles realizavam?
Índice
- O que eram os escravos de ganho e que tipo de atividades eles realizavam?
- O que os escravos de ganho vendiam?
- O que eram os escravos domésticos?
- O que os escravos faziam na cidade?
- Por que o sistema de escravos de ganho foi mais forte no Rio de Janeiro?
- Quem eram os chamados escravos de aluguel?
- O que eram os escravos de ofício?
- Como eram os escravos de ganho?
- Quais eram os lucros de um escravo?
- Por que os escravos eram conduzidos até a propriedade rural?
- Quem eram os escravos de aluguel?
O que eram os escravos de ganho e que tipo de atividades eles realizavam?
As principais atividades a que se dedicavam eram as de carregadores, doceiras e pequenos consertos, embora alguns senhores induzissem as escravas à prostituição, o que era proibido por lei. ...
O que os escravos de ganho vendiam?
Muitas vezes, aproveitando das habilidades de um negro, o proprietário acabava transformando-o em um “escravo de ganho”. Nessa situação o escravo poderia vender “doce de tabuleiro”, realizar o transporte de cargas e pessoas, cuidar de um estabelecimento comercial ou fabricar utensílios.
O que eram os escravos domésticos?
Os escravos domésticos trabalhavam diretamente para seus proprietários ou "por aluguel", quando realizavam as funções destinadas na residência de outrem mediante ao pagamento de quantia estipulada por seu senhor.
O que os escravos faziam na cidade?
Os escravos de ganho que exerciam a atividade do comércio ambulante, podiam ainda, por circularem livremente pelas ruas da cidade, entregar recados e cartas e ganhar mais algum dinheiro. Existiram também os quitandeiros que trabalhavam em pequenas lojas.
Por que o sistema de escravos de ganho foi mais forte no Rio de Janeiro?
Até mesmo para a condução de veículos os escravos de ganho foram treinados, sempre pagando ao seu senhor o valor estipulado por este. Pode-se concluir que os trabalhos exercidos pelos escravos de ganho eram bastante diversificados, e eram essenciais para organizar a vida das pessoas na cidade do Rio de Janeiro.
Quem eram os chamados escravos de aluguel?
Em outras situações, vemos que alguns senhores de escravos não conseguiam explorar a força de trabalho de seus escravos em sua totalidade. Não raro, tais senhores os transformavam em escravos de aluguel, que poderiam ser empregados em outras fazendas ou nas minas.
O que eram os escravos de ofício?
Escravo de Ofício - Mais especializados, cuidavam da moagem da cana, do fabrico do açúcar, atividades de carpintaria, construção, olaria, sapataria.
Como eram os escravos de ganho?
- Os escravos de ganho eram escravos que, no período colonial e no Império, eram capturados pela elite em batalhas, ... o que era proibido por lei. ...
Quais eram os lucros de um escravo?
- Nessa situação o escravo poderia vender “doce de tabuleiro”, realizar o transporte de cargas e pessoas, cuidar de um estabelecimento comercial ou fabricar utensílios. Geralmente, o seu dono ficava com a maior parte dos lucros obtidos ao longo do dia.
Por que os escravos eram conduzidos até a propriedade rural?
- Em geral, por conta da grande demanda inerente a esse tipo de atividade, muitos escravos eram conduzidos até as propriedades monoculturas envolvidas no desenvolvimento do mercantilismo europeu. Ao longo do dia, desempenhavam diferentes funções trabalhando nas lavouras e demais instalações da propriedade rural.
Quem eram os escravos de aluguel?
- "Eram escravos ou escravos de aluguel que, geralmente, eram destacados para esse tipo de trabalho", afirma o historiador Luiz Felipe de Alencastro. Esses negros podiam ser escravos comprados por seus donos ou aqueles que prestavam serviços a diversas famílias como forma de obter um rendimento extra para o dono ou para si mesmos.