O que eram os espartanos os periecos e os hilotas?
Índice
- O que eram os espartanos os periecos e os hilotas?
- Quem eram os hilotas?
- Quem fundou a cidade de Esparta?
- Como era a cidade de Esparta?
- O que é Georgois?
- Como era a vida dos hilotas?
- Como exemplo temos os hilotas que pertencem à sociedade?
- Quais eram as instituições da política espartana?
- Qual a diferença entre Esparta e Atenas?
- Qual foi a origem da cidade de Esparta?
- Quem era o rei de Esparta?
O que eram os espartanos os periecos e os hilotas?
Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada). ... Este amor ou admiração de Esparta é conhecido como laconismo ou laconofilia.
Quem eram os hilotas?
Os hilotas (em grego Εἱλῶται, "Heílotai" ou "Heílotes") eram os servos da Grécia. Diferentemente dos escravos, os hilotas eram propriedade do Estado, que administrava a produção econômica. Durante a Cripteia um grupo de jovens espartanos era designado para assassinar líderes em potencial entre os hilotas.
Quem fundou a cidade de Esparta?
Os historiadores acreditam que ela foi fundada pelos dórios, que invadiram a Grécia por volta de 1200 a.C. Os dórios são muito conhecidos por terem sido um dos povos que atacaram as cidades micênicas no final do Período Pré-Homérico.
Como era a cidade de Esparta?
Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população. Além disso, havia muitas terras boas para pastagem e domesticação de animais.
O que é Georgois?
GEORGÓIS: camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam em escravos por dívidas. DEMIURGOS: são os trabalhadores urbanos. THETAS: Grupo marginalizado e sem terras.
Como era a vida dos hilotas?
Os hilotas eram a classe mais baixa da sociedade espartana, que vivia nas terras dos aristocratas da cidade e tinha de cultivá-las para sobreviver. Uma parte do que era produzido pelos hilotas ficava com os esparciatas, aqueles considerados cidadãos.
Como exemplo temos os hilotas que pertencem à sociedade?
(FURG RS) A historiografia do período antigo descreve inúmeras categorias sociais, bem como variadas sociedades e civilizações. Dentre as muitas categorias, encontram-se grupos de servidão coletiva, também denominados escravos. Como exemplo temos os hilotas, que pertenceram à sociedade: a) pérsica.
Quais eram as instituições da política espartana?
- Além dos dois reis, a política espartana tinha outras três instituições: a Apela, a Gerúsia e o Conselho dos Éforos. A Apela era o local onde a tomada de decisões acontecia, sendo, portanto, uma espécie de assembleia.
Qual a diferença entre Esparta e Atenas?
- Diferentemente de Atenas, a participação política em Esparta era mais restrita e somente os esparciatas tinham esse privilégio. Essa classe reunia no máximo nove mil pessoas que eram enxergadas como aptas para o governo. Isso faz de Esparta um modelo de pólisaristocrática, pois só a aristocracia era entendida como cidadã.
Qual foi a origem da cidade de Esparta?
- Espartafoi uma das maiores pólis da Grécia Antiga, e, durante o Período Clássico, foi a cidade que dominava a região do Peloponeso. Os historiadores acreditam que ela surgiu durante o Período Homérico e que, a partir do século VII a.C., começou a crescer, tornando-se a força hegemônica na região.
Quem era o rei de Esparta?
- Leónidas, o rei de Esparta, tal como é representado no filme “300”. Fonte: Expresso Os homens espartanos não possuíam casa fixa. Isso porque, passavam a maior parte do tempo com a tropa de guerreiros em treinamento. Assim, o local de sobrevivência se resumia à barracas construídas geralmente na periferia da cidade.