adplus-dvertising

O que foram os esparciatas?

Índice

O que foram os esparciatas?

O que foram os esparciatas?

Esparta foi uma das mais importantes cidades-estado da Grécia Antiga e ficou marcada por ter uma sociedade hierarquizada com pouca mobilidade social. Dentro dessa estrutura social, os esparciatas eram a classe privilegiada, gozando de riquezas oriundas de suas terras, e eram os únicos com direitos políticos.

Quem eram os periecos E o que faziam?

Já os habitantes das localidades no entorno de Esparta, também pertencentes à sociedade espartana, eram chamados periecos. Este grupo era composto por homens livres, que portanto não trabalhavam sob regime de servidão, e que tinham por tarefas executar atividades de agricultura, artesanais e até mesmo comerciais.

Qual a descendência dos espartanos?

No sul da parte continental da Grécia fica a Península do Peloponeso. E na região de Mani, o relevo pedregoso e acidentado parece ondular feito o mar. ... Esta é a terra dos maniotas, uma comunidade supostamente descendente dos espartanos, os lendários guerreiros da Grécia Antiga.

Qual a função do esparciatas?

Esparciatas ou espartanos – principal grupo na hierarquia social, os espartanos eram descendentes dos dórios e formavam a aristocracia da cidade, ou seja, eram os grandes proprietários de terras. Exerciam as funções administrativas e militares na cidade-estado.

Quem votava em Esparta?

Eram eleitos 28 esparciatas com mais de 60 anos, que se reuniam com dois gerontes que ocupavam o cargo de maneira vitalícia. Supervisionavam a administração de Esparta, faziam as leis para serem votadas na Apela e cumpriam as leis espartanas. Conselho dos Éforos: eram os representantes de fato do governo espartano.

Como eram classificados os habitantes de Esparta?

  • Seus habitantes eram classificados como esparciatas (cidadãos espartanos, que gozavam de plenos direitos), periecos (libertos) e hilotas (servos estatais, população local não espartana escravizada ).

Quem era o rei de Esparta?

  • Leónidas, o rei de Esparta, tal como é representado no filme “300”. Fonte: Expresso Os homens espartanos não possuíam casa fixa. Isso porque, passavam a maior parte do tempo com a tropa de guerreiros em treinamento. Assim, o local de sobrevivência se resumia à barracas construídas geralmente na periferia da cidade.

Qual a diferença entre Esparta e outras partes do mundo clássico?

  • As mulheres espartanas tinham consideravelmente mais direitos e igualdade em relação aos homens do que em outras partes do mundo clássico. Esparta foi objeto de fascínio em sua própria época, assim como no Ocidente após o Renascimento da cultura clássica. Este amor ou admiração de Esparta é conhecido como laconismo ou laconofilia.

Qual a diferença entre persas e espartanos?

  • Persas e espartanos já haviam se encontram antes. Porém, os conflitos foram apaziguados pelos atenienses. Assim, a tropa de Esparta, composta por 700 homens, era formada pelos periecos – segunda camada da sociedade espartana, que possuíam a liberdade, porém não tinha direito à decisões políticas.

Postagens relacionadas: