adplus-dvertising

O que diz a lei n º 9605 98?

Índice

O que diz a lei n º 9605 98?

O que diz a lei n º 9605 98?

L9605. LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências.

Como os crimes ambientais são contemplados Segundo a lei 9605 98?

Além das ações que desrespeitam os limites estabelecidos pela Lei 9.605/98, também será considerado crime ambiental qualquer conduta que desconsidere a legislação ambiental, ainda que não chegue, de fato, a causar dano ao meio ambiente. A ausência de licença ambiental é um dos exemplos de crimes ambientais.

Quais são as penas a que estão submetidas as pessoas físicas em razão de condenação em processo penal por crime da Lei nº 9605 1998?

Pena - reclusão de um ano a cinco anos. Pena - detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

Qual é a importância da legislação ambiental?

– A Legislação Ambiental é uma ferramenta de extrema importância dentro de qualquer sociedade. Sem regulamentações e leis adequadas, a preservação do meio ambiente seria inviável. Através de legislações adequadas, é possível preservar a natureza para as gerações futuras.

Quais são os principais pontos da Lei dos Crimes Ambientais?

A chamada Lei de Crimes Ambientais ou Lei da Natureza (Lei nº 9.605/1998) classifica os crimes em seis tipos diferentes:

  • Crimes contra a fauna;
  • Crimes contra a flora;
  • Poluição e outros crimes ambientais;
  • Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural;

São características do crime ambiental?

São considerados crimes ambientais as agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, recursos naturais, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente.

Em quais casos as penas de crimes contra a flora serão agravadas?

Por outro lado, as penas serão agravadas, quando o infrator for reincidente em crimes ambientais ou tiver cometido a infração para obter vantagem pecuniária ou mediante coação dentre outras circunstâncias previstas no art. 15 da lei.

Postagens relacionadas: