São direitos básicos do consumidor no seu art 6?
Índice
- São direitos básicos do consumidor no seu art 6?
- O que diz os incisos Ie III do art 6 dos direitos básicos do consumidor?
- O que diz o artigo 35 do Código de defesa do consumidor?
- Quais são os direitos básicos do consumidor garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor?
- Quais são os direitos básicos do consumidor conforme o art 6 da Lei n 8.078 90 Análise as afirmativas a seguir?
- Qual o código de defesa do consumidor?
- Qual é o código do consumidor?
- Qual o princípio que está previsto no código do consumidor?
- Qual a relação entre o novo Código Civil e o código do consumidor?

São direitos básicos do consumidor no seu art 6?
O artigo 6º, inciso I do CDC prevê como direito básico "a proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos".
O que diz os incisos Ie III do art 6 dos direitos básicos do consumidor?
O inciso III do artigo 6º trata do dever de informação devendo esta ser adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem.
O que diz o artigo 35 do Código de defesa do consumidor?
I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.
Quais são os direitos básicos do consumidor garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor?
São seus direitos básicos: Direito à Vida, Saúde e Segurança: Esse direito assegura que os produtos e serviços colocados no mercado não podem acarretar riscos à saúde ou segurança dos consumidores.
Quais são os direitos básicos do consumidor conforme o art 6 da Lei n 8.078 90 Análise as afirmativas a seguir?
Com relação ao Art. 6° da Lei n. ... São direitos básicos do consumidor "a educação e divulgação sobre o consumo adequado dos produtos e serviços, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações" e "a efetiva prevenção e reparação de danos patrimoniais e morais, individuais, coletivos e difusos".
Qual o código de defesa do consumidor?
- O Código de Defesa do Consumidor só regulamenta as relações entre pessoas físicas e jurídicas. Dessa maneira, se comprar de uma pessoa física, você não tem seus direitos assegurados. Todo consumidor precisa conhecer seus direitos e deveres à luz do CDC.
Qual é o código do consumidor?
- Já o Código Civil é uma norma de disciplina social, com regras tipificadoras de condutas e disciplinantes de várias espécies de contratos. O Código do Consumidor não disciplina nenhum contrato, apenas estabelece uma estrutura jurídica a ser aplicada em todas as relações de consumo, é como um minissistema aplicado às relações de consumo.
Qual o princípio que está previsto no código do consumidor?
- Assim, o Código Civil nos artigos 3 traz disposição com a mesma ratio do Código do Consumidor. Outro princípio que está previsto, ainda que implicitamente, no Código do Consumidor e foi repetido no Código Civil de 2002 é o da função social do contrato, previsto expressamente no artigo 421.
Qual a relação entre o novo Código Civil e o código do consumidor?
- Não há incompatibilidade entre a boa-fé do novo Código Civil e do Código do Consumidor, pois além de ser necessária a boa-fé nas relações de consumo, também é nas relações empresariais, mesmo quando as partes ocupam posição de igualdade substancial e material.